05 janeiro 2019

A invenção da internet

Amanhã, entro oficialmente na terceira idade.

Já vivi, portanto, o suficiente para poder fazer balanços. E se me perguntarem qual foi a maior revolução que ocorreu no período da minha vida, eu respondo prontamente:

-A invenção da internet.

Entre outras consequências, a internet tornou a democracia irreversível. Não é sequer surpreendente que ela tenha sido inventada no primeiro grande país a nascer democrático e que, aos olhos de muitos, permanece um dos paradigmas da democracia no mundo - os EUA.

Não é mais possível controlar a informação e abafar a discussão daquilo que é matéria de interesse público.

Antes da generalização da internet, mesmo nas democracias, toda a informação de interesse público era filtrada pelos órgãos convencionais de comunicação social, muitos dos quais, e por vários motivos, acabavam capturados por interesses políticos e corporativos.

A invenção da internet veio dar plena expressão ao direito fundacional da democracia, que é o direito à liberdade de expressão e de informação, e à discussão livre das ideias e dos assuntos que são de interesse público.

Não é sequer surpreendente que tenha sido ainda os EUA o pioneiro a romper o idílio que frequentemente existia entre os poderes convencionais do Estado e o chamado quarto poder - a comunicação social.

Donald Trump fez-se eleger contra o status quo político e contra o status quo informacional. Ele não teve apenas de lutar contra os seus adversários políticos. Ele teve também de lutar contra a comunicação social convencional. E fê-lo utilizando a internet. Mais recentemente, no Brasil, Bolsonaro fez praticamente a mesma coisa.

E, se ambos ganharam, tendo a maior parte da comunicação social contra si, é porque nem os políticos convencionais nem a comunicação social convencional representavam mais o sentimento popular. Chamar a isto populismo, é irrelevante. A democracia é mais genuína quando qualquer cidadão, por mais humilde que seja, se pode fazer ouvir, e relacionar-se directamente com aqueles que o representam.

E esse é um dos milagres da internet.

Sem comentários: