19 julho 2018

de rabo entre as pernas

A justiça espanhola virou hoje costas à Europa de rabo entre as pernas (cf. aqui). Não consegue fazer vingar em nenhum país europeu - e já foram testados quatro, Alemanha, Bélgica, Suíça, Escócia - os crimes de rebelião e de sedição que imputa aos independentistas catalães.

Os independentistas celebram (cf. aqui).

Mas o que é que haverá na justiça espanhola (e também na portuguesa) que não tem acolhimento nos países de longa tradição democrática do norte da Europa?

3 comentários:

Anónimo disse...

parece que os seus membros ainda se acham uns fidalgos...

José Lopes da Silva disse...

A questão da Catalunha e da forma como a Espanha está a lidar com o caso é muito interessante, mas ainda é incerto que se venha a tornar uma questão decisiva para a UE. No momento actual, parece-se mais com a guerra da Finlândia de 1939, um conflito secundário que acaba por se tornar irrelevante no âmbito do conflito principal. E o conflito principal é entre nacionalistas e globalistas.
Ainda não é inteiramente certo que a maioria dos catalães se veja do lado nacionalista do conflito. Até agora, os "nacionalistas" não conseguiram ganhar eleições (pelo menos, de acordo com o critério que foi adoptado em Portugal em 2015 para se saber quem é que ganha eleições). Isso vai depender muito da forma como o conflito mais alargado entre nacionalismo e globalismo evoluir nos próximos tempos.

Para mais porque o actual governo espanhol está a "soprar as cinzas" de um conflito antigo enquanto faz os possíveis para apagar o novo.

José Domingos disse...

Não sabia que a escola de leis de Coimbra, tinha sido exportada para Espanha.
Para uns, interpreta-se, para outros aplica-se.