10 junho 2018

pressões

Há dias declarei que existia um pequeno número de coisas que eu queria dizer antes de ser proferida a sentença sobre o meu julgamento. E nesse dia falei sobre a principal (cf. aqui).

Hoje vou falar sobre a mais difícil. 

É a mais difícil porque há certos aspectos e certos nomes que eu não posso mencionar sem prejudicar a vida a pessoas das minhas relações. 

Desde há várias semanas que ando a procurar a melhor maneira de dizer isto, sem revelar aquilo que não posso revelar. Acabei por me decidir por uma entrevista a mim próprio. O entrevistador (E) sou eu e o entrevistado (PA) também.

-E: Durante os quatro meses que durou o seu julgamento recebeu pressões?

-PA: Sim.

-Qual era o objectivo?

-O blogue, foram sempre sobre o blogue.

-Vinham através de quem?

-De pessoas das minhas relações.

-Houve algum período crítico?

-Sim, nos dias que antecederam a 5ª sessão do julgamento.

-O que é que havia de especial nessa sessão?

-Tinham saído as notícias sobre a situação das crianças internadas no HSJ, tinha sido publicado o artigo no JN sobre o julgamento (cf. aqui) e ia ser interrogado o director da Cuatrecasas, Avides Moreira.

-De onde vinham essas pressões?

-Do Papá Encarnação e do Ministério Público, mas ambos agiam como porta-vozes da Cuatrecasas.

-Que forma revestiam essas pressões?

-Ameaças. Ameaças de danos às carreiras profissionais dessas pessoas.

-E visavam sempre o blogue?

-Sim, sempre o blogue, o blogue era a grande preocupação.

-Cedeu a essas pressões?

-Sim, em parte. Não podia prejudicar essas pessoas.

-Quantas eram?

-Duas, uma muito mais do que a outra.

-Pode dar-me um sinal dessas cedências?

-Sim. Repare nesta série de posts que eu estava a escrever para o Portugal Contemporâneo (cf. aqui). Estavam previstos cinco posts, mas só escrevi três. No final do terceiro eu anuncio mesmo o tema do quarto. Porém, nunca o cheguei a escrever - nem o quarto, e menos ainda o quinto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Além do PA se auto-censurar fruto dessas pressões devia ainda acrescentar que os comentários neste blogue, desde o inicio do processo, passaram a ser moderados.

Antes disso todos os comentários aqui eram livres e sem qualquer moderação.

Eles, pelo menos em parte, estão a conseguir atingir o objectivo. Silenciar vozes incomodas.