20 junho 2018

a besta negra

Quando, no final dos anos 70, fui viver para a América do Norte, uma das coisas que estranhei foi a quantidade de livros que lá se publicavam sobre a "Spanish Inquisition" (e que ainda hoje se publicam).

A "Spanish Inquisition" é a forma como os americanos se referem à Inquisição ibérica que, tendo  embora existido também em Portugal, foi maior em Espanha,  mais exposta e também mais cruel.

Só hoje compreendo perfeitamente a memória que os países de influência protestantes guardam até hoje da "Spanish Inquisition".

A Inquisição foi a besta negra que eles utilizaram para se demarcar do catolicismo e dos países de tradição católica, associando-lhes uma imagem de crueldade que ainda hoje, em parte, se mantém.

A Inquisição foi o alvo privilegiado da propaganda protestante e democrática nos primórdios do protestantismo e da democracia: "Mas tu queres ir preso por aquilo que pensas?" e, evidentemente, ninguém quer ir preso por isso.

Somente quando esta ameaça deixou de existir é que esses países se puderam sentir realmente livres - uma liberdade de expressão que foi inicialmente religiosa e, logo depois, também política.

O Ministério Público é o descendente directo da Inquisição, é a Inquisição na sua versão moderna. Enquanto o Ministério Público não for posto no seu lugar (cf. aqui), a liberdade e a democracia em Portugal estarão sempre em risco.

8 comentários:

zazie disse...

Não lhe faria mal nenhum ler umas coisinhas acerca da Inquisição Protestante.

Bruxas de Salem e extermínio em massa de heresias prot milenaristas e assim...

francisco disse...

A Zazie fez bem em lembrar, também sugeria a leitura sobre a verdade da inquisição católica.

http://traditioninaction.org/History/A_028_Inquisition.htm

http://www.traditioninaction.org/movies/026_BBC.htm

http://www.traditioninaction.org/religious/m004rpInquisition_Jan04.htm

Anónimo disse...

@zazie
PA já mostrou provas de o ter feito.

A forma como a 'inquisição protestante' foi feita arrisco que foi diferente... e que tenha tido até o subproduto os sistemas actuais de justiça com as suas garantias.

Por acaso, seria interessante comparar. Ou alguém indicar onde essa comparação foi feita. :)

Vivendi disse...

PA mude de de ares.

Mas não emigre. (https://o-tradicionalista.blogspot.com/2018/06/a-america-sempre-foi-assim.html)

Vá apenas de férias.

Sugiro o seguinte roteiro: Salamanca, Segóvia, Toledo.

Abraço.

José Lopes da Silva disse...

"Countries colonized by the Spanish or Portuguese never fully criminalized homosexuality like their British colonial counterparts. This means homophobic perceptions may be more deeply entrenched in these Anglophone societies—both new and old—according to Díez. Far more recently, Spain was among the first European nations to legalize same-sex marriage in 2005, which set an example for its former colonies. Meanwhile, same-sex marriage wasn’t legalized in the United Kingdom until 2013."

https://qz.com/1288320/despite-its-catholic-roots-latin-america-has-become-an-unlikely-lgbt-rights/?utm_source=dailybrief&utm_medium=email&utm_campaign=globalpride

Pode querer dizer que as sociedades católicas imitam a novidade externa mais rapidamente. Ou pode querer dizer outra coisa: a prevalência, nestas sociedades, da liberdade individual e da ideia de cada um poder fazer como quiser no seu espaço. O casamento homossexual não tem o mesmo tipo de oposição que o aborto ou a eutanásia.

José Lopes da Silva disse...

"O antigo apresentador de televisão Carlos Cruz venceu o recurso no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, no âmbito do processo Casa Pia.

Os juízes decidiram que o Estado português violou os direitos de defesa do antigo apresentador de televisão, ao ter violado o direito a julgamento num prazo razoável."

http://rr.sapo.pt/noticia/116915/carlos-cruz-ganha-recurso-no-tribunal-europeu-dos-direitos-humanos

Agora imagine-se a indemnização que o sr. Sócrates vai conseguir.

José Lopes da Silva disse...

https://www.publico.pt/2018/06/27/politica/noticia/parlamento-tem-19-deputados-arguidos-1836008

Less than 10%.

The piece seems to show that there are too many 'arguidos' among the MPs.

But in a country where everyone is an 'arguido', this seems more like proof that the caste is rather protected.

CCz disse...

https://www.nationalreview.com/2018/06/spanish-inquisition-courts-were-moderate-for-their-time/