29 agosto 2017

eufórico

Quando, no final de Julho, arrumei as coisas e parti para férias, deixei dois pedidos à minha secretária:

-Por favor, marque-me uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira... e outra com o Presidente do Tribunal de Contas... O assunto é o mesmo, o Joãozinho ... Qualquer dia e hora para mim estão bem... Vou estar em S. Martinho do Porto  e ponho-me em Lisboa no espaço de uma hora.

A reunião no Ministério da Saúde veio primeiro e ocorreu no final de Agosto. Eu tinha estado com o Dr. Manuel Teixeira pela última vez em Novembro e tinha agora três assuntos a tratar com ele.

Primeiro, dar-lhe a conhecer os desenvolvimentos do Projecto Joãozinho desde essa data. Segundo, dar-lhe uma palavra sobre o bruabá mediático de finais de Maio que muito provavelmente tinha chegado ao seu conhecimento. Terceiro, apresentar-lhe o "Dossier Mecenas-Continente".

Descrevi-lhe o Dossier em detalhe e deixei-lhe uma cópia da documentação, que incluía o projecto do supermercado. Acrescentei que este dossier, depois de descontado num banco, permitiria pagar mais de metade da nova ala pediátrica do HSJ. E não apenas isso. Estando o Continente envolvido no Joãozinho a esta dimensão, muitas outras empresas viriam atrás e, juntamente com todas aquelas que já estavam envolvidas, a obra estaria paga e ainda sobrava dinheiro.

Se concordasse com a operação, vinha pedir-lhe que o Ministério da Saúde desse autorização para o HSJ ceder o terreno à Associação.

Não apenas se dispôs prontamente  a dar a autorização pelo Ministério da Saúde como se disponibilizou para ele próprio ir junto da sua colega das Finanças para o mesmo fim. Instruiu-me, em seguida, acerca de como devia  proceder para respeitar os canais institucionais.

Deveria escrever uma carta à Administração do HSJ, capeando o dossier,  pedindo-lhe a cedência do espaço ao abrigo da Lei do Mecenato e como contrapartida da obra que a Associação se propunha fazer em benefício do Hospital. A administração do HSJ remeteria o dossier para ele, e ele trataria do resto.

Ao sair dali, eu estava de tal maneira eufórico que telefonei imediatamente ao professor António Ferreira para lhe descrever o teor da reunião com o secretário de Estado. Às minhas colegas da direcção que, como eu, se encontravam de férias, escrevi assim a 25 de Agosto:


Estive ontem com o Sec. Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, a desencadear a "Operação Continente".
A receptividade foi total.
Reúne em Lisboa esta Quinta-feira com o Prof. AF e darão seguimento imediato ao assunto.
Com um pouco de sorte teremos o OK do Min. da Saúde e das Finanças ainda antes das eleições.
PA

Dias depois, quando regressei ao Porto, encontrei-me com o professor António Ferreira no meu escritório, e disse-lhe como iria proceder, seguindo as instruções do secretário de Estado que ele, entretanto, também teria recebido.

E assim fiz. Enviei a carta à administração do HSJ,  incluindo o anexo relativo à identificação do espaço a ceder.

A carta nunca viria a chegar ao Ministério da Saúde.

Sem comentários: