31 julho 2017

a vontade do diabo

O único sinal premonitório que tomei a sério foi este. Tinham passado quase seis meses sobre o meu comentário acerca dos partidos que iriam formar o novo Governo. O pormenor que dera origem à celeuma mediática estava praticamente morto.

A que propósito vinha agora este artigo, assinado pelo subdirector de um grande jornal nacional, e que praticamente lhe dava o estatuto de editorial? Que sinal estava ali, o que é que ele presumivelmente sabia e eu não sabia?

O título do artigo é uma interrogação e um apelo:

-Vamos...

Mas,

-Vamos... quem?

Ele não estava sozinho, falava no plural. Era certo que ele já tinha uma seita e todo o teor do artigo está orientado no sentido de exprimir os sentimentos da seita e de angariar ainda mais membros para a seita entre o público em geral.

Não foi este o aspecto a que dei mais importância porque os portugueses, na sua cultura católica, detestam seitas.

Fiquei mais apreensivo quando me concentrei no advérbio de tempo:

-Agora!?...

Procurei no artigo a resposta à interrogação que ele colocava no título. E a resposta que li foi: "Sim, mas não por aquele motivo".

Menos de dois meses depois recebi uma convocatória do DIAP que entretanto se transformou numa ameaça de prisão. E não foi por aquele motivo.

Mero acaso.

Eu  acredito no acaso. É a vontade de Deus. E também a vontade do diabo, que é uma criatura de Deus.

Pelo caminho fiquei a saber que a liberdade de expressão não permite falar de judeus, arianos, caucasianos ou meros gentios, porque é tudo igual; de católicos, judeus, protestantes ou muçulmanos porque é ainda tudo igual; e, sobretudo, de homens e de mulheres porque não existe coisa mais radicalmente igual. E igual é ainda o direito e a liberdade de ofender.

E quando o meu interesse no artigo atingia o auge, quando o autor se propunha utilizar os argumentos da razão contra mim, num ápice a vontade desaparece, vota-me à indiferença e o artigo termina de maneira abrupta.

Ficou-me a imagem do valentão: "Agarrem-me ... senão eu mato-o!..."

Sem comentários: