18 janeiro 2017

exercício físico

Exercício físico aeróbico


O exercício físico, aeróbico, deve fazer parte de qualquer intervenção psicoterapêutica porque melhora a cognição e a memória, criando condições favoráveis para um resultado positivo da psicoterapia.

A investigadora Heidi Godman, da Universidade de Harvard, recorre a uma metáfora para explicar este efeito: ‹‹é como se ajudasse a levantar o nevoeiro que por vezes tolda o pensamento››

O impacto positivo do exercício físico na psique resulta de ações diretas e indiretas.

1. Ações diretas

Redução da resistência à insulina e estímulo da produção de fatores de crescimento. Em particular, este último efeito melhora a neoformação de vasos sanguíneos e a sobrevivência do tecido nervoso.

2. Ações indiretas

As ações indiretas consistem na melhoria do humor, do sono, e na redução do stress. Condicionantes de uma cognição clara.

Outro investigador, Scott McGinnis, também de Harvard, demonstrou que as pessoas que fazem exercício físico aeróbico regular têm as regiões do cérebro que controlam o pensamento e a memória mais desenvolvidas – córtex pré-frontal e temporal.

Seis meses a um ano de exercício físico moderado, de duas horas por semana, é o suficiente para obter este resultado a nível neurológico, segundo Heidi Godman e Scott McGinnis.


Qualquer exercício aeróbico é útil, desde a corrida à natação ou squash. O que é necessário é ativar o sistema cardiovascular. Os exercícios estáticos (halterofilismo ou culturismo), pelo contrário, não têm o efeito positivo dos exercícios aeróbicos sobre os fatores mencionados.

10 comentários:

marina disse...

é já a seguir a varrer a casa , fazer a barrela e as camas , sacudir os tapetes , por o lixo na rua e lavar a louça.

Joaquim disse...

É fumar um charro :-)

marina disse...

Lol :) tenho de trabalhar , Joaquim . agora só quando chegar à 3º idade :)

Anónimo disse...

Marina.
Os tapetes não se sacodem à janela. Aspiram-se.

cicrano

zazie disse...

Quem aspira tapetes não varre a casa e vice versa

":OP

marina disse...

eu sacudo os tapetes no terraço montes de vezes. há que tempos que raramente uso o aspirador ou secador de roupa ou de cabelo e outros aparelhos gastadores de energia . poupança... se para a minha avó servia , para mim também serve :) e assim não vou ao ginásio , dupla poupança :)

zazie disse...

Não uso secador para o cabelo e, muito menos para roupa, também não uso aquecimento eléctrico- apenas, de vez em quando, desumificador mas aspiro bem a casa.

Um bom aspirador faz maravilhas que não se substituem por vassouras nem por bater tapetas na escada das traseiras do prédio.

zazie disse...

Ah, nem máquina de lavar-loiça nem essas cenas de varinhas e bimbys coisas do género. Nunca tive grande apetência por coisas dessas. Antes um bom Black & Decker


":OP

zazie disse...

A máquina de lavar roupa e o frigorífico bastam para que a factura seja alta. Não estou a ver onde uma aspiradela à casa altere grande coisa.

Mesmo numa casa grande, com muitas divisões e sem ter aquela cena flutuante a fazer de madeira.

Euro2cent disse...

> A investigadora Heidi Godman, da Universidade de Harvard, recorre a uma metáfora para explicar este efeito: ‹‹é como se ajudasse a levantar o nevoeiro que por vezes tolda o pensamento››

É com cada tolo ... Se parasse de ler (e escrever) publicidade de merceeiros ...

Agora isto, vai dar uma corridinha e depois lê o NYTimes, fica pior do que antes. Com sorte, é só paralisia cerebral e fica a murmurar "O Trump, o Putin, o Trump, o Putin ..." mas consegue limpar o rabo.