14 outubro 2016

Sim

Fiquei surpreendido com a atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao Bob Dylan.

Procurando uma explicação plausível, pus-me a questão: "Será judeu?"

Fui ver.

A resposta é Sim.

17 comentários:

José Lopes da Silva disse...

Aquilo que ficou por dizer sobre os judeus, mesmo neste blog, onde foram debatidos até Cabanachão, é que eles é que são a raça superior que há no mundo.

marina disse...

eu também fui logo ver isso :) só ao diabo/serpente lembrava dar o nobel ao dylan..

marina disse...

uma manobra propagandista : oh pra ele , há tanto judeu cantautor de protesto anticapitalista bonzinho bla bla bla. topável a milhas. tipo lavagem de imagem .

zazie disse...

O Dylan anti-capitalista e de protesto? de protesto durante uns meses da sua vida. Anticapitalista, quando?

Acho qeu nunca ouviste sequer o Dylan.

marina disse...

ouvi muito pouco , tinha voz de cana rachada. mas hurricane , antiracista , anti vietnam e patati . não era assim qualquer coisa de aparentemente bonzinho ?

zazie disse...

Não. Nada de muito bonzinho. Levaste foi com o mito que a escardalhada impinge pendurada nele.

O Dylan foi genial. Aconselho-te a ouvir e vai ao Portadaloja que tens lá boa selecção de expert.

Essas cenas do Vietnam fazem parte dos tempos- os tais que "estavam a mudar". Até o Zappa parecia bonzinho por essa via e era um iconoclasta.

O Dylan agarrava todas as memórias e cozinhava aquilo de uma forma ímpar. Mas perdeu a voz. Ouve o Blonde on Blonde que até tem por lá surrealismo delicioso. "Rainy Day Women #12 & 35" é completamente marada. E depois misturava memórias de cinema e até de nursery rymes. E sempre foi religioso- coisa que nada tem de esquerda.

zazie disse...

Os tempos eram assim. E o facto é que esse "assim" era mais para esquerda que coisa bem compostinha e certinha.

É isso. É tramado ter-se pertencido a essa geração. Não conseguimos ser betos perdigotos certinhos e bonzinhos, mesmo sendo mais conservadores.

Está lá a marca do que influenciou na adolescência e foi mais isto.

Pronto. Está dito.
":OP

zazie disse...

E a influência disto tem um peso monumental.

Eu ia jurar que é disto que o José também fala no Portadaloja. Porque tem mesmo um peso mil vezes maior que qualquer poder estatal, qualquer ideologia de militância, qualquer cena de propaganda de Estado ou seja lá o que for.

A música popular mudou muita coisa no mundo. É disso que se fala quando se fala nos tais "ventos da História".

Há gerações mais novas que pura e simplesmente desconhecem isto. Porque hoje em dia é tudo a granel. Não aglutina como na altura quando era tudo novidade e raridade.

zazie disse...

Até as exigências sonoras da minha geração são muito mais requintadas que as vossas e que as de agora a mp3.

Ter boa aparelhagem e grandes colunas e ouvir o som mais puro no vinil era a grande "pastilha" de qualquer jovem que nem queria ser jovem, porque esse mito acriançado é recente. Queria-se tudo por requinte. Para ultrapassar o mais rasca. Para ser o xpto.

marina disse...

bobby brown goes down..
falaste no Zappa , fui ouvir o bobby brow :)

zazie disse...

Pois falei. Está no topo.

":OP

marina disse...

o zappa não tem nenhuma canção a gozar com o dylan ? esta do bobby é a gozar com o mercury . e ao bowie chamava-lhe capitão tom , despromoveu-o de major :) era um pandego ciumento :)

marina disse...

e olha , entre os nominados para o nobel de medicina 2017 está o roteirista/ escritor do Dr House :)

zazie disse...

A Princesa judia?

ehehehe Ele era tramado e acertava em cheio.

O roteirista é médico?
ehehe

Não faço ideia.

Ricciardi disse...

Tenho alguma dificuldade em seleccionar músicos, com um activo de boas letras musicais, passiveis de premiar.

Mas faria facilmente um grupo possível de 5 músicos/letristas de eleição.

Dylan estaria nesse grupo restrito.

Assim, não vejo que seja imerecido o prêmio se a ideia for premiar outros campos literários que não o tradicional, abrindo o campo de hipóteses a laurear no futuro.

Parece-me bem. Os músicos com letras potentes (Dylan, Waters etc) tem um dom especial artístico e que é muito difícil de fazer. Em poucas palavras conseguem transmitir ideias, sensações. Ao contrário da literatura tradicional. E isso é muito difícil. Não está ao alcance de qualquer um. Só os genios o conseguem.
.
Rb




A. disse...

Dixem-se de tretas; a poesia de Bob Dylan é simplória e implicitamente Sionista!... Em muitas dos seus poemas fracos que foram adaptados para as músicas simples que ele esganiçou, a mensagem sempre visou o poder, as instituições de caridade e associações anti isto, anti aquilo, contra a guerra e coisa e tal, mas as ditas instituições sempre estiveram nas mãos da Diáspora Judaica!... Todos os peditórios da ONU, Cruz Vermelha, Cáritas, Médicos sem Fronteiras, UNICEF, etc, etc, são geridas e controladas por Judeus. TODAS.
Depois há a NASA, ESA, ONU, NATO, HOLLYWOOD e todo o cinema ocidental, todas as maiores cadeias de informação, as quais controlam a comunicação de todos os países no Ocidente. Vocês conhecem algum cantor ou Banda Musical, de sucesso internacional, que não seja formada por Judeus ou descendentes de Judeus?!... Todos eles, actores, músicos e cantores/as, são de descedência Judaica.
Já repararam que os últimos Prémios Nobel da Economia, os ditos génios que influenciaram as políticas económícas e financeiras de cada Governo em cada país, nada mais fizeram do que arruinar essas economias, famílias, empresas e os próprios Estados?!...
Vejam quem está por trás das grandes experiências da medicina e vejam quem são as cobaias dos tempos de hoje e farão imediatamente um paralelismo entre o Nazismo e o que se passa com os sistemas de saúde actuais, que englobam hospitais públicos e particulares, explorados por gigantes empresas internacionais, algumas das quais são financiadas por outras empresas como a MONSANTO que há poucos meses comprou a BAYER. Agora, adivinhem quem são os donos destas grandes empresas e quem são os génios que desenvolvem mil e uma maneiras de aviar velhos, doentes e improdutivos em geral, aplicando políticas de saneamento de pensões, reformas e apoios sociais!...
Agora, imaginem quem foram os verdadeiros Nazis e quem foram os grandes triunfadores e beneficiários do HOLOCAUSTO. Como em toda a História, os Judeus, por cada catástrofe global, normalmente provocada por eles, pasam para um nível superior, por empobrecimento daqueles a quem roubaram e por enriquecimento daquilo que roubaram... cada vez mais!...
Os prémios Nobel, não passam de mais uma maneira de roubar todos aqueles que contribuem financeiramente para a atribuição de somas a distribuir por eles!...

zazie disse...

«... tem um dom especial artístico e que é muito difícil de fazer. Em poucas palavras conseguem transmitir ideias, sensações. Ao contrário da literatura tradicional. E isso é muito difícil. »

Tem piada ver a questão nesse prisma e tradicionalmente é que era assim- a poesia era cantada e tocada e toda a literatura dela deriva.

Quanto a haver acréscimo estético tem também piada porque hegelianamente seria o oposto- tanto mais artística quanto mais pura e sem se socorrer de outros efeitos externos.

É uma questão curiosa. Tanto mais que o acréscimo tende sempre a ser feito, nem que seja por outros que aproveitam e adaptam a músicas e danças ou romances ao cinema e por aí adiante. É uma questão sofística- de sofisticado- mesmo muito anti-platónica e acho que o Nietzsche ia gostar

AHAHAHAHAHAHAH