07 outubro 2015

O totem máquina. O futuro da identidade e o futuro da comunidade na máquina universal

As formas concretas de sociabilidade dos humanos são crescentemente influenciadas por novos tipos de objectos. Agentes artificiais ou «objetos inteligentes» estão cada vez mais presentes nas relações entre humanos no contexto social. Fenómenos como a «especulação automatizada» ou a «Internet das coisas» exemplificam a metamorfose de objetos com crescente impacto em domínios específicos da interacção social. Neste estudo interroga-se esta realidade com os instrumentos do debate em Antropologia sobre o totemismo e animismo nas sociedades não-Ocidentais ditas primitivas. Este debate, que teve início há algumas décadas e ainda prossegue, fornece conceitos que ajudam a questionar ideias e experiências históricas das Ciências do Artificial (especificamente a Inteligência Artificial). A partir deste ponto de vista são também postos em questão fenómenos mais recentes.

Resumo de artigo de Porfírio Silva (estratego de António Costa), publicado na Revista da Faculdade de Letras (2012), com o título em destaque.

Comentário: Muito à frente :-)

4 comentários:

zazie disse...

ehehe é mesmo muit'á frente

marina disse...

muito a frente ? muito confuso . não conheço ninguém que adore , no sentido de Deus , um telemóvel ou pc ; também não conheço ninguém que lhes atribua alma ou características humanas . que raio pinta totem e animismo ao lado de tecnologia? estes " intelectuais " de meia tigela não se enxergam.
mais valia falar de sociabilidade e cannabis , dá ideia que estava com uma grande pedra.

Rui Alves disse...

A mais pura diarreia intelectual.

Rui Alves disse...

Isto é a prova de que erva e vodka às quatro da manhã não combinam bem.