29 junho 2015

o problema da democracia

“How do you expect common people to understand such complex issues?” 

Pergunta colocada ao Varoufakis no último Eurogrupo

5 comentários:

Ricciardi disse...

Pessoas comuns tomam decisões descomplexadas.
.
A primeira é guardar os euros. A segunda é usar sempre os dracmas nas compras do dia a dia. A moeda má expulsa a boa e esta transforma-se numa reserva de valor, como o ouro.
A terceira é orientar os negócios para receber mais euros. Receber o turista e exportar azeitonas e navios passa a ser actividade com futuro e que dá dinheiro.A quarta é procurar produzir coisas internamente que se tornaram caras para importar.
.
Rb

Anónimo disse...

Para o que serve a democracia representativa? Assim de repente parece-me que é para evitar os populismos, mas agora está na moda dar sempre razão ao povo.

Com a turba grega é o que se vê. Manifestações por tudo e por nada, querem euro e crédito ilimitado sem condições. Não dá! Os gregos nunca entenderam, nem entendem, o que é estar numa zona económica e monetária de uma moeda FORTE, não entendem o que isso implica de obrigações para além do que trás de bom, por isso não há condições políticas para que esse país pertença à moeda única (e vamos a ver se Portugal aguenta lá estar também...). Não há, e quanto mais cedo TODOS entenderem isso, incluindo os americanos, melhor para toda a gente.

Anónimo disse...

Para além do que TRAZ de bom, corrijo.

Luís Lavoura disse...

Todos os ditadores pensam dessa forma: não se deve dar coisas complexas a decidir a pessoas comuns.

Se de facto fizeram essa pergunta a Varufakis, isso só mostra que têm mentalidade de ditadores.

Harry Lime disse...

A tragédia desta questão é que os adiantados mentais da Troika também parecem andar aos papeis.

Dai que até haja uma certa lógica (um bocado estupida é verdade) no raciocinio dos europcratas: " se até nós andamos aos papeis, como +e que havemos de esperar que mentes menos iluminadas ques as nossas não andem também à nora".

Eles esquecem-se que ser adiantado mental não é sinónimo de ser inteligente.

Rui Silva

PS. O Rb, como sempre, tem razão. Conhecer o Keynes ajuda.