29 abril 2015

A Europa rejeita a inovação

A Uber vai ter que encerrar o seu site em Portugal e parar o transporte de passageiros no país. A decisão do Tribunal Cível de Lisboa foi conhecida esta terça-feira e é a resposta à providência cautelar interposta pela Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), que acusa a empresa norte-americana, a operar em Portugal desde o ano passado, de violar as regras de acesso e exercício da actividade e de concorrência.
Público

Ver também este artigo: Uber is facing great resistance in Europe because it is challenging an old, uncompetitive industry, says the company's Mark MacGann.

9 comentários:

Luís Lavoura disse...

A indústria dos táxis não é, em geral, não-competitiva: a Uber só consegue competir com ela porque os seus condutores não pagam impostos sobre aquilo que ganham.

Anónimo disse...

Como é que mais uma empresa, viola as regras da concorrência?

PA

cfe disse...

Para transportar passageiros os carros tem de ter determinada cor, taximetro, inspeçoes em dia e são alvo de fiscalizaçoes a atividade. Ora se o sistema e obrigatório então a uber tem de adequar as regras ou então o sistema deixa de ser impositivo aos taxistas.

Luís Lavoura disse...

Os motoristas da Uber são como as prostitutas: não estando a fazer nada e estritamente ilegal, também não estão, no entanto, enquadrados na lei. E o dinheiro que eles ganham é como o dinheiro que as prostitutas ganham - escapa ao fisco. A Uber paga-lhes através de transferências para o seu cartão de crédito e esses pagamentos fogem ao fisco.
Trata-se portanto, além de concorrência desleal, de fuga fiscal. Pelo que há todas as razões para que o Estado rebente com o esquema.

Zephyrus disse...

«Para transportar passageiros os carros tem de ter determinada cor, taximetro, inspeçoes em dia e são alvo de fiscalizaçoes a atividade. Ora se o sistema e obrigatório então a uber tem de adequar as regras ou então o sistema deixa de ser impositivo aos taxistas»

São regras sem sentido.

O sistema tem de se adaptar à vontade do consumidor.

A Uber é o futuro.

Zephyrus disse...

Alguém se lembrou de proibir os automóveis? Faria todo o sentido reparem: maior risco de sinistralidade, desemprego para os criadores de mulas, burros e cavalos, desemprego para os fabricantes de carros de mula, despesa pública extra a preparar aldeias, vilas e cidades para o novo meio de transporte. Ainda por cima seria bem importado, vejam só!

A tecnologia vai mudar tudo.

Imprensa: o futuro será o crescimento do jornalismo independente, individual, com jornais online e blogs a viver da publicidade. Qualquer um poderá ser jornalista e os melhores terão mais visualizações e mais rendimentos.

Audiovisual: há cada vez mais gente a viver do Youtube...

Apostas online e jogo online: garantem mais transparência e maior probabilidade de prémio para o apostador ou para o jogador, pelo que no futuro Santas Casas e afins terão de aprender a viver num mercado aberto.

Ensino: no futuro as aulas presenciais nas universidades acabarão e passarão a estar em plataformas online, o que dará mais tempo livre para os professores fazerem investigação.

Livros escolares: podem passar a ser disponibilizados online e os alunos só imprimem o que lhes interessar, em vez de comprar o livro inteiro.

Lojas online: são um sucesso no ebay e na Amazon, há cada vez mais gente a viver disto.

E agora o que se faz? Vai-se negar o futuro e proibir isto e tudo, e matar com regulações e ASAEs? E regras? Para proteger sectores que estão a ser ultrapassados pelo avanço tecnológico?

Não se pode adiar o futuro... ele acabará sempre por bater-nos à porta.

Que vai haver desemprego é falácia, estão a surgir novas profissões no online, e a grande novidade é que qualquer um pode ser dono do seu horário, pode trabalhar o que quiser e quando quiser, sem patrão! Para além disso a tecnologia trás mais tempo livre, e isso nota-se no crescimento do sector turístico.

cfe disse...

Ha uma pequena confusão em seu texto.

Quem engessou o sistema de transporte público automóvel (taxi) foi o estado. E leis são para cumprir.

E inovador o sistema da Uber? E para se usar?

Ok. Então as regras atuais tem de deixar de ser impositivas e obrigatorias.

cfe disse...

Aposto que muitos taxistas gostariam de trabalhar de maneira diferente da atual, mas se não podem porque deixariam outro faze-lo?

cfe disse...

Eu não estou contra ninguém mas a concorrência tem de ser justa.