13 abril 2015

somos quase iguais



Hoje sonhei que estava a conversar com a Marta, a minha querida cadelinha Shih Tzu.
-       Quem sou eu? – perguntou-me a bichana.
-       És a Marta, a nossa Martinha.
-       Eu sei Joaquim, mas o que sou?
Fiquei surpreendido com esta última questão, demasiado humana para uma cadela, mas nos sonhos tudo é possível. Que lhe posso dizer? Que é uma criação de Deus? Que é uma entidade física que retira negentropia do Universo? Que é um ser vivo? Optei por esta última resposta.
-       És um ser vivo Marta. És um mamífero canídeo da espécie Canis lupus familiaris.
-       E qual é o propósito da minha vida? – interrogou.
-       Querida, é cresceres e teres cachorrinhos para perpetuares a tua espécie. Lindos como tu.
Olhou-me com amor como se eu tivesse desvendado um mistério ancestral.
-       E tu, o que és?
-       Eu também sou um ser vivo como tu Marta. Sou um mamífero primata da espécie Homo sapiens. Já tivemos antepassados comuns, mas foi há mais de 100 milhões de anos. É por termos tido antepassados comuns e partilharmos mais de 90% do nosso ADN que tu adivinhas as minhas emoções e sentimentos.
-       E qual é o propósito da tua vida Joaquim?
-       É o mesmo que o da tua “mor”: crescer e ter filhinhos. Todos os seres vivos partilham este propósito.
-       Então somos quase iguais...
-       Sim, somos quase iguais.
Tenho orgulho em partilhar a Terra com todos os outros seres vivos e sentir que faço parte de um todo. No meu sonho, a Marta ficou contente com a explicação e nisso revelou-se mais inteligente do que muitos seres humanos que andam por aí a apanhar bonés sem saber ao que andam.

10 comentários:

zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Euro2cent disse...

> partilhar a Terra com todos os outros seres vivos

Eu cá gosto de um bife de vez em quando.

zazie disse...

A Marta é uma fofa e tem ar descabelado como o dono

":O)))))

Anónimo disse...

Caro Euro2cent,

Há muitos animais que também olham para si como se fosse um bife.
:-)

Pedro Sá disse...

Quando é que o ser humano percebe que a vida não tem que ter nenhum propósito, e muito menos que tem que existir o mesmo propósito para todos?

Ricciardi disse...

"... perceber o absurdo da vida" (kafka) é bom passo para intuir q a "alma" devem da inteligência e esta provavelmente deveio de Algo exterior. Darwin explicou muito bem a evolução dos corpos e a adaptação ao meio, mas não explicou o facto de apenas um, de entre todos os animais (incluindo as cadelas) terem evoluido em inteligência. Este gap explicativo introduz Deus ou Algo superior q terá, a certa altura, introduzido, num ramo específico de primatas, a semente da inteligência. Só nesse e mais nenhum.
.
Não conheço outro animal, excepto um primata especifico, q tenha evoluido em inteligência. As focas e os leões e e elefantes.... continuam a evoluir os corpos, mas nenhum deles, fraco ou forte, adaptado ou não, logrou obter inteligência ao nível da consciência humana.
.
Porque?
.
Porque o propósito não é ter filhos e procriar. Nada disso. Isso é apenas o meio para sobrevivência da espécie.
.
Rb

Ricciardi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Alves disse...

Sem esquecer aquela espantosa espécie animal que partilha 100% dos nossos genes sem contudo partilhar o nosso raciocínio e inteligência. Refiro-me obviamente ao Homo Politicus Lusitanus.

marina disse...

ate fiquei enjoada. eh mesmo verdãde que no manicomio ni estan todos los q son ni son todos los q estan.

Anónimo disse...

Prosa deliciosa, Joaquim.

Devia escrever um livro.Estou para além das cogitações filosóficas do tema.

Escreva um livro, sobre o que lhe vai na alma.

gaudio