17 abril 2015

as empresas são pulhas e o liberalismo só serve para enganar

Volta Chavez, estás perdoado.

José Gomes Ferreira ataca o liberalismo do governo (onde está?) e sugere o tabelamento do preço dos combustíveis (à Chavez).
"Vamos continuara a ser enganados porque o mercado é liberalizado e as companhias fazem o preço que querem" (sic).

8 comentários:

Ricciardi disse...

Em regime de oligopólio é mui liberal conter os ímpetos que derivam de abuso de posição dominante no mercado. Nos EUA o estado tem optado por multas gigantescas para resolver estes abusos.
.
Em Portugal, a formação de preços em áreas oligopolizadas tem dado bastante rendimento a quem os define, isto é, às empresas oligopolistas.
.
Os preços não são tabelados pelo estado, nem resultam das forças do mercado. Derivam da definição de margens nos gabinetes das empresas. Pagai o preço q eu quero porque não tendes alternativa.
.
A culpa?
.
Do governo q não mexe uma palha para promover concorrência eficaz de forma q resultem precos justos de mercado e não preços concertados.
.
E, se se chegar à conclusão q o mercado não suporta concorrência perfeita devido ao seu reduzido tamanho, então, sim, os preços devem ser administrativamente fixados pelo estado.
.
.
Rb

Ricciardi disse...

Deixe fazer uma pergunta, caro Joachim.
.
O q é q VC acha q impede um monopolista, q vende produtos essenciais (energia, gás, agua...), de praticar os preços que quiser?
.
Imagine q não existe um estado em forma de poder legislativo, como definiria o Joachim, monopolista, os preços?
.
Porque raios impede o governo q o Zé de Famalicão produza o seu próprio combustível e, até, imagine-se, o ameace com processos judiciais?
.
O liberalismo funciona se houver liberdade de empreender. Se a liberdade é castrada por licenças de exploração inacessíveis ao comum dis mortais, os preços devem ser tabelados.
.
Imagine q o Joachim acha q no seu terreno tem petróleo. Na América VC contrata uns melros e faz prospecção. Em portugal VC está impedido de o fazer.
.
Ora, se só alguns tem acesso a certas áreas de negócio, formando oligopolios, então a forma de corrigir estas disfunções só pode ser a limitação nos preços tomando por base preços análogos praticados noutros países.
.
Em suma, pau q nasce torto mija fora do penico.
.
Rb

Ricciardi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Caro Rb,

Nem os monopolistas são livres para praticarem os preços que quiserem. Acima de um determinado valor a facturação global diminui.
Mesmo assim é possível que um monopólio instituído pelo Estado tenha de ser regulado pelo Estado.
K tal acabar com o monopólio?

Joaquim

Anónimo disse...

A vigarice nas Comunicações é muito, mas muitíssimo maior, do que o que se passa com os combustíveis. Desde logo porque no preço de uma chamada telefónica 50% não são impostos, e depois porque as gasolineiras não estão bafejadas pela sorte de poderem «fidelizar» os seus clientes por períodos de 2 anos...
Agora que o tema combustíveis é mais sexy que o tema comunicações, não resta a menor dúvida.

Harry Lime disse...

"as empresas são pulhas e o liberalismo só serve para enganar"

Basicamente é isso....

Rui Silva

Harry Lime disse...

Como sempre concordo com o Rb.

Acreditar cegamente no liberalismo é sinal supremo de ingenuidade.

Rui Silva

Anónimo disse...

Esta medida, dos nossos iluminados politicos vai acabar com a concorrência que existia no ramo dos combustíveis.
Eu não abasteço nas gasolineiras de marca á muitos anos. Quando vou pela autoestrada abasteço antes num posto do Intermarché cá da zona, poupando á volta de 10-12 cent./Litro.
Condiciono os abastecimentos pela existência de postos de baixo custo. Normalmente faço um desvio mas obtenho assim grandes economias.
Como os postos de Marca serão obrigados a ter gasolina low-cost , eu julgo que a maioria das pessoas como eu, deixará de fazer este tipo de gestão. Os postos low-cost passarão a ter menos clientes , muitos terão de fechar ,outros terão que subir os preços para compensar a clientela perdida.
Daqui a algum tempo muitos desses posto já desapareceram ou tem os preços iguais e paulatinamente os postos de marca subirão os preços.
Viva a concorrência promovida pelo estado.

cumps

Rui SIlva