02 março 2015

ninguém merece esta situação

José Sócrates está há mais de 3 meses preso preventivamente, sem acusação formada. É provável que fique mais algum tempo. De acordo com a lei, qualquer pessoa (sim, você também) pode ficar nesta situação até 18 meses sem ser acusado de nada. Ninguém merece ser exposto a uma situação semelhante. Mas de entre todos os que não a merecem o que menos não a merece é aquele que teve durante tantos anos o poder para a alterar. José Sócrates poderia ter alterado esta situação e não o fez porque nunca julgou que pudesse ser afectado por ela.

CGP, no Insurgente

Comentário: Subscrevo inteiramente esta perspectiva do CGP. Mas gostaria de acrescentar que se é verdade que de todos ‹‹o que menos não a merece é aquele que teve durante tantos anos o poder para a alterar››, também é verdade que todos os outros não merecem a ignomínia de serem cidadãos de um País que tem um ex-primeiro-ministro preso preventivamente há mais de 3 meses.

17 comentários:

zazie disse...

3 meses é para descontar nos 10 anos que vai estar dentro, palerma.

Anónimo disse...

Como assim, sem ser acusado?
Dez milhões de pessoas acusam-no de lhes ir ao bolso.
Até o Charles Smith já o acusou faz anos.
Não. Acusações é o que não lhe falta.
Ele está é enterrado em falcatruas. E não devia estar só. Para fazer o que ele fez teve que haver cumplicidades.

Euro2cent disse...

Boring. Ele esta bem lá dentro: https://www.youtube.com/watch?v=JXqDLH-uayU

(Se não queriam passar vergonhas, não o tivessem eleito, quando já era óbvio que era um sociopata. Não sei como é que o PS ainda é permitido.)

Bónus off-topic, um poeta a falar de música:

Music to Shoot You By: Taking Beethoven on a Ride-Along in First-Person-Shooter Games

http://www.thedailybeast.com/articles/2015/02/21/music-to-shoot-you-by-taking-beethoven-on-a-ride-along-in-first-person-shooter-games.html

(via http://www.aldaily.com/, claro)

Anónimo disse...

Caro Joaquim peço-lhe desculpa, mas eu não me importo de ser português e ver o José Sócrates preso. Na realidade eu tive e continuaria a ter vergonha se o engenheireiro continuasse à solta!
José

Ricciardi disse...

Uma mulher consegue produzir um bebé em metade do tempo q a justiça portuguesa consegue produzir uma acusação.
.
É uma infâmia ser-se preso sem acusação para lá de um tempo razoável. Botem os olhinhos na justiça americana q detém e julga pessoas em metade do tempo q em portugal ficam em preventiva.
.
Rb

zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricciardi disse...

Esta justiça é engraçada no q preventivas diz respeito. O critério é estranho e profundamente discricionário. E não antecipavel. Um ladrão ou um pirata informatico ou um assassino podem não levar com preventiva num juiz e em casos análogos levar com preventiva com outro juiz.
.
Depende portanto do humor com q acorda um juiz.
.
Os juízes não tem culpa, sejamos claros. As leis e os procedimentos é q estao profundamente errados. Talvez sejam tiques de procedimentos do passado. Os ingleses são claros qdo falam de nós a esse redpeito. Q temos uma forma pidesca de trabalhar a justica. Parcial e dependente e não pragmática.
.
Rb

Ricciardi disse...

Diz zazie. Não te acanhes.
.
Rb

Anónimo disse...

Agora não podem soltá-lo, está cheio de pulgas. Tem que ser desinfestado.

Ricciardi disse...

E, claro, o CGD tem razão. Quem teve o poder e não fez nada para alterar estas coisas não tem q se queixar.
.
Mas eu posso.
.
Rb

Ricciardi disse...

Soltar vão solta-lo. Claro. E depois haverá julgamento. Daqui a 10 a ninhos teremos sentença.
.
Rb

Anónimo disse...

Parece razoável. A pena máxima é mesmo 10 aninhos.

Anónimo disse...

«Parece razoável. A pena máxima é mesmo 10 aninhos.»

Fazes-me lembrar aqueles adolecesntes que, à falta de melhor, se aliviam com playboys e ginas. Neste caso o fetiche é com o Socrates. Mesmo sem acusação já te alivias por conta.

JSP disse...

O Bicharel merece - isto e muito mais.
E já se faz tarde para ter a companhia do refinado "inner circle".´
E (pergunta chata, repetitiva e aparentemente inútil) para quando as declaraçoes dos ingénuos, caritativos e,sobretudo, bem-intencionados nascimento, monteiro e d.cândida?...

Harry Lime disse...

Bem, acho que o problema do Jaquim, como "homem de elite" que é, não está preocupado com a ignonimia de um qualquer gato piongado passar 3 meses de prisão preventiva sem acusaçãp

O problema do Jaquim é a ignonimia de um ex-primeiro ministro passar 3 meses de prisão prevnetiva sem acusação.

Desculpem lá, mas indepenedemtemente dele estar inocente ou não, não é com ele que me preocupeo (ao contrário do Jaquim, homem de elite). Preocupo-me com as dezenas de gatos pingados que passam pelo mesmo que ele e que não têm dinheiro em caixas de sapatos prontos a distribuir pelos jornalistas amigos.

DE resto, acredito que o Socrates seja culpado, não acredito é que consigam provar algum nexo de causalidade entre o dinheiro que ele recebeu e eventuais decisões tomadas por ele.

De resto, o Socas que se lixe, passar uma temporada dentro com pulgas e piolhos nunca fez mal a ninguem.

Rui Silva

Anónimo disse...

"Mesmo sem acusação já te alivias por conta."

Ò estúpido, acaso a prisão preventiva deste vigarista está em desconformidade com a lei vigente e que nunca incomodou ninguém?
Vocês são desonestos. Defendem o Sócrates porque pertence à tribo. O resto é patranha!
A situação do Santos Silva e de milhares de portugueses que pelo mesmo já passaram nunca vos arrancou uma linha sobre o assunto.
Hipócrita!