04 março 2015

10ª economia mais miserável do mundo


17 comentários:

Harry Lime disse...

Ó gaita, o misery index é a soma da taxa de inflação com a taxa de desemprego.

Assim, sim, estamos lá... mas convenhamos que, como medida da "miséria real" de um pais é algo redutor, não acham?

Especialmente quando põem paises realmente miserravies como o Ruanda, ou o Burkina Faso à frente de paises como Portugal ou a Espanha (é verdade que não somos grande coisas mas acho que somos menos miseraveis que o Burkina Faso)

Rui Silva

Harry Lime disse...

Já agora eis a referencia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Misery_index_(economics)

Rui Silva

Carlos Faria disse...

Há alguns por aí que querem seguir a via Venezuelana, onde nem com petróleo sai deste top

Anónimo disse...

Caro Rui Silva,

Interpretei este índice como referente apenas ao potencial económico do país. Não ao PIB/capita.

Joaquim

Zé Luís disse...

Bem, ao menos estamos bem acompanhados, em geral por países socialistas. Nem o Brasil, mesmo a Itália, está tão longe...

Percebo a Eslováquia, cujo SMN é pouco mais de metade do de Portugal. E a Grécia, senhores, com SMN superior ao de Portugal, como é possível?

Harry Lime disse...

Jaquim,

As minhas objecções mantêm-se: Portugal pode não ser grande coisa (aceito isso!) mas acho que temos mais potencial economico que o Burkina Faso, que o Djibouti ou que o Ruanda.

Mas é só uma opinião...

Rui Silva


JSP disse...

Aqui há uns tempos, um estudo desta laia considerava a Islândia " o país mais feliz do mundo". A sério.
Suponho que , subjacente a estes "estudos", esteja sempre uma alminha de merceeiro...

Ricciardi disse...

Harry Lime, pense na estória do copo cheio vs copo vazio.
.
Para eles está vazio. Para os Burkininos Basistas está cheio.
.
Rb

Euro2cent disse...

> uma alminha de merceeiro

Bem topado, mas é o que temos, desde que a "nation of shopkeepers" serviu de matriz para a mais desembestada máquina de fabricar consentimento alguma vez vista (sábiamente concebida com opções de calibre grosso em caso de nativos mais renitentes).

Os alemães e japoneses tentaram dar a volta por meios heróicos, mas não funcionou. Temos os islamitas, mas estão algures entre "ankle-biters" e espantalhos usados como papão e alvo de tiro.

Ah, sim, os "indicadores": muito bons para entreter papalvos na TV. Quer dizer, os papalvos que se acham acima dos crimes passionais e fofocas de actrizes.

marina disse...

por outro lado....http://www.revistaport.com/portugal-eleito-o-6-o-pais-mais-bonito-do-mundo/

cfe disse...

Deixa ver... Mais miséria em Portugal do que Brasil. E melhor por o fulano que fez o gráfico a dar umas voltas a ver se passa a panca

cfe disse...

Essa coisa de gráficos não vale nada. E obvio que o que chamam de miséria no Brasil não e a mesma coisa que em Portugal. A qualidade das escolas, dos hospitais, da assistência social nada a ver

simon disse...

Para sorte, existe variedade de diagramas e de listas do índice de miséria. O índice de miséria é um indicador econômico, criado pelo economista Arthur Okun , e encontrou, adicionando a taxa de desemprego para a taxa de inflação . Supõe-se que tanto a uma maior taxa de desemprego e um agravamento da inflação geram custos económicos e sociais para um país. Neste que vos apresento Portugal encontra-se em 27º lugar, substancialmente mais à vontade que nesse do Joaquim, que o dá em décimo. http://en.wikipedia.org/wiki/Misery_index_(economics)

simon disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/File:World_Table_of_Misery_Index_Scores.png

cfe disse...

Ora bolas, é dar umas voltas de carro de carro num desses países e ver que mensunrar e comparar os números acaba por não dar em nada quando não se especifica muito resumidamente um dado. Como e que se pode dizer que ha mais miseria em Portugal quando praticamente todas as necessidades básicas estão satisfeitas do que no Brasil onde efetivamente existem pessoas com necessidades? E o que dizer da Somália?

Harry Lime disse...

Rb,

Concordo, mas em termos objectivos o portugues medio tem muito melhores condições de vida e muito mais possibilidades de progresso do que o Ruandes médio.

Agora que o portugues médio pense que é miseravel porque tem um Opel em vez de um volvo ao mesmo tempo que o ruandes medio pensa que é rico porque vive numa barraca de zinco em vez de viver numa de barro é problema de cada um deles.

Rui Silva

Ricciardi disse...

Claro Harry. É um apanhado estatistico selectivo que não traduz a realidade das coisas.
.
Rb