16 fevereiro 2015

todos somos egoístas


O Carnaval foi um período Zen para mim, li, meditei e dilui-me no cosmos; ao ponto da I. começar a ficar preocupada comigo :-) .
O Budismo Zen não é uma religião e também não tem um Deus antropomorfizado. Aceita contudo que existe um Princípio e tem alguns pressupostos inultrapassáveis. O meu Roshi chama-lhes “factos”, a saber: ‹‹A vida, o envelhecimento, a doença e a morte››. Buddha ainda identificou algumas fragilidades – ou doenças – que afectam todos os seres humanos: o egoísmo, a agressão, o ciúme e a inveja.
O Zen procura levar-nos a aceitar os “factos da vida” e a lidar com as fragilidades humanas. O Cristianismo não se afasta muito desta filosofia quando nos desafia a aceitar a vontade de Deus (aceitar os factos da vida) e a não pecar (não agredir, cobiçar ou invejar).
Quase todas as religiões têm as suas raízes nestas “tradições” ancestrais.
Quando o Papa Francisco nos alerta para que não ter filhos é egoísta, não está a fazer mais do que dar eco à tradição. No Génesis Deus diz: ‹‹Crescei e multiplicai-vos››, o que poderia dizer o Papa Francisco? Extingui-vos?
Eu luto todos os dias para ser menos egoísta, mas é uma fragilidade que me vai acompanhar até à morte. A mim, ao Papa Francisco e até à Ana Matos Pires que está em piores lençóis do que nós porque revela pouca capacidade para lidar com o seu egoísmo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Joaquim, também deve falar só por si, como o Papa. Se o joaquim diz que é egoista, faça mais filhos.

Euro2cent disse...

Mas então ... a camarada Rand ... então dão-se facadas destas pelas costas aos mortos?

Não foi ela que escreveu que "o egoísmo é um humanismo", ou estou a fazer confusão?

Pedro Sá disse...

A Ana Matos Pires é que tem o preconceito (tal como o Papa) de que ser egoísta é mau.

zazie disse...

O "socialismo" das jotas é assim