12 fevereiro 2015

individualismo extremo

Coitados dos gregos, têm um governo que afirma defender o povo mas que é composto por pessoas que apenas estão preocupadas com o seu umbigo.
Não mostram a nobreza de espírito necessária para servir os outros, apenas servem os seus próprios e mesquinhos desígnios.
Querem ser diferentes, dar nas vistas, ter protagonismo, ser Messias. São individualistas extremos travestidos de colectivistas.
É um fenómeno que afetou toda a esquerda revolucionária do século XX, os líderes a servirem-se do povo, em nome do povo.
Por cá também temos tido o mesmo fenómeno, com tipos como o Sócrates e a sua cambadinha. O que querem é sacar o máximo possível; juram fidelidade ao tal de "Caines" mas no fim são mas é criados do Mefistófeles.

8 comentários:

Ricciardi disse...

A UE está em estado de negação.

As elites da UE, que forçaram uma experiência monetária - o Euro -nalguns países que não estavam prontos para isso só tem a si mesmos para culpar.

São as elites europeias que estão na origem do desenvolvimento e crescimento de partidos políticos como o Syriza, o Podemos e a Le Pen.

Tenho vindo a denunciar no que iria dar a imposição de uma moeda completamente desviada e irrealista como aquela que foi sendo erradamente construída a Europa.

Qual zandinga, estava na cara que os extremos ganhariam o poder.

A preocupação actual relativamente à Grécia não tem nada a ver com aquilo que a Grécia propõe. O que este governo grego propõe é perfeitamente racional e tem muito mais bom senso do que aquilo que é proposto pelos lideres europeus.

A preocupação dos lideres europeus em negação é não poder dar o 'braço-a-torcer' e reconhecer que as medidas adoptadas para a Grécia foram erradas, pelo simples facto de que se o fizessem poderiam estar a dar trunfos a uma vitória mais clara do Podemos em Espanha ou da Le Pen em França.

Em vez de reconhecerem o erro, parece quererem aprofunda-lo, nem que para isso tenham de obrigar ' as vacas gregas a dar mais leite do que aquilo que podem dar'.

Mesmo que ganhem o diferendo com o governo grego e este seja forçado a aceitar, o problema mantêm-se o mesmo. Os problemas não se resolvem enterrando a cabeça na areia. A dimensão do problema grego é tão insignificante em termos economicos europeus que chega a ser, digamos, um fetiche infantil arriscar tudo por uma coisa tão pequena.

A esmagadora maioria dos economistas independentes do mundo (fora dos partidos) não compreende esta forma de lidar com o problema Grego. Já os economistas dos partidos, tribalizados portanto, têm opiniões de acordo com a tribo a que pertencem.

A coisa é simples. A Grécia ficou insolvente. Não estava insolvente, tinha um problema de financiamento que Portugal, a Espanha, A Irlanda , o Chipre, tambem partilhava, devido à crise de 2008. Ficou insolvente porque o PiB recuou mais de 28%. O desemprego real na grécia é superior a 30%. Isto é avassalador. Nem na grande depressão os EUA chegou a este ponto.

Um insolvente não pode nem deve ser tratado com as regras e regrinhas inventadas para situações de solvência normal.
.
Rb

Ricciardi disse...

Repito aquilo que já disse há uns tempos. A eleição de António Costa para a presidencia do PS pode muito ser a ancora que salva Portugal de partidos mais extremistas da esquerda possam subir consideravelmente nas intenções de voto.
.
Toda a gente já percebeu que a diferença prática entre o PS e o PSD é nula. Só se distinguem em cenisses sem importancia alguma para o andamento da economia.
.
É indiferente se ganha Passos ou Costa. As mesmas medidas serão efectuadas pelos dois porque os dois estão compremetidos com as regras e regrinhas europeias, nomeadamente o tratado orçamental.
.
Mas não seria indiferente se, por exemplo, o Bloco de Esquerda tivesse uma votação semelhante aquela que se espera do Podemos em Espanha.
.
A alternativa ao PSD/CDS seria uma figura como a moça Catarina Martins que tem um timbre profundamente desagradável para os meus ouvidos.
.
Rb

Lionheart disse...

Quanto ao governo grego, bom ou mau, os gregos que o aguentem, mas já mete NOJO o papel de capacho que os governos portugueses estão dispostos a fazer em prol da Alemanha! Agora são as figuras tristes da coligação PSD/CDS, a querer dar lições ao novo governo da Grécia, sendo mais papistas do que o Papa. Que presunçosos. Não vejo a hora destes incompetentes convencidos, ignorantes atrevidos serem varridos nas próximas eleições. Só é pena é que seja o PS a vencê-las.

E a propósito do PS, é bom lembrar como Sócrates foi mal educado para com os polacos e os checos devido à relutâncias destes quanto ao Tratado de Lisboa. Os eslavos estiveram bem, a defender os interesses dos seus países, já o "pinóquio" só se preocupava em ficar na foto da cimeira, como bom capacho da Alemanha, a verdadeira mentora desse Tratado, que não se podia chamar de Berlim, porque seria demasiado escabroso. Lisboa vinha mesmo a calhar, e os paus-mandados dos portugueses gostam sempre de fazer o papel de "encarregados" sobre os outros pequenos e médios países, a mando dos "patrões". Tenho VERGONHA deste regime tuga, mediocre, cobarde e mesquinho, personificado numa classe política reles e corrupta.

Harry Lime disse...

"São individualistas extremos travestidos de colectivistas."

Jaquim, tu pelo menos não és travestido de nada. Defendes consistente e abertamente os "direitos" dos ricos e dos privilegiados.

Valha-te isto... porque não te vale mais nada.

Em relação aos gregos, o Rb traduz exactamente a minha posição.

Além disso os gregos têm pinta de quem gosta de boa musica, bons livros e bons filmes. Consigo imaginar perfeitamente o Varoufakis a fazer crowdsurfing num concerto dos Sonic Youth :):)

Rui Silva

Harry Lime disse...

Só discordo num ponto: não consigo ver o BE a ter um resultado eleitoral decente (aquilo é um saco de gatos de "moderados", trotskistas, maoistas e albaneses que o Louçã conseguiu domar durante algum tempo) sem qualquer coerencia.

Já o PCP... não sei...

zazie disse...

Olha a imoralidade da preventiva.

e mailo Papa e maila moral.
Estava aqui.

Devo ser bruxa.

zazie disse...

São as chamadas continhas de mercearia dos moralistas de vão de escada.

Anónimo disse...

Joaquim.

O srº presidente incumbuiu-me de informa-lo que irá ser agraciado no próximo 10 de junho.

Sua Excelência ponderou fazê-lo agora juntamente com alguns autarcas. Adiou, pois vislumbrou que há pouca relação entre o seu caso e o dos autarcas.

Receberá a comenda da Ordem do Infante D. Henrique com palma e louvor, pelos inestimáveis serviços prestados ao pensamento neo-liberal e neocon de modo geral.

José Lima
assessor da casa civil e oficial das comendas.