10 fevereiro 2015

felizes?

O meu caro amigo Rui Graça Moura, que pontifica no Facebook, sente-se feliz por estarmos a cumprir e até a antecipar o pagamento da dívida. Sinceramente eu não consigo partilhar dessa felicidade, prefiro que sejamos cumpridores a incumpridores, mas ficaria muito mais contente se o Estado, que esbulha os contribuintes, desse o exemplo da austeridade. Exemplo que a própria troika reconhece que não foi dado.

A título de demonstração, devo dizer que me sinto como um dos filhos da triste história (fado) que aqui deixo, com um abraço para o Rui.


A família Calote viveu acima das suas possibilidades durante vários anos e o patriarca José Calote acumulou dívidas que não consegue pagar, em álcool e na jogatina.

Os filhos, felizmente numerosos, são pessoas sérias e assumiram as dívidas do pai. Cada um atirou com 30% do seus rendimentos para uma vaquinha e comprometeram-se com os credores a pagar tudo. Isto porque o pai se comprometeu também a cortar no despautério (na despesa).

Decorrido algum tempo verificou-se que o sacrifício dos filhos não teve correspondência no comportamento do pai, que continua a gastá-lo como se não houvesse amanhã. Enquanto os filhos apertam o cinto.

Ora é neste contexto que se pergunta: os filhos devem estar contentes com o escrupuloso cumprimento do acordo com os credores? Fónix! Por amor da Santa. Devem estar tão contentes como uma tipa que todos os dias leva no focinho, do marido, e que não consegue libertar-se dele.

:-)

Sem comentários: