26 fevereiro 2015

as vantagens da descentralização


Numa organização descentralizada o todo é mais do que a soma das partes. Pelo contrário, numa organização centralizada o todo é menos do que a soma das partes.
Passo a explicar:
Numa organização descentralizada cada unidade adquire uma experiência particular, já testada no terreno, que pode depois partilhar com as suas congéneres para benefício do todo. Em simultâneo, os erros não afectam todo o sistema.
Numa organização centralizada, os erros afectam todo o sistema prejudicando sempre certas unidades e determinando que o todo seja menos do que a soma das partes.
Na saúde, um SNS centralizado não faz jus ao esforço desenvolvido por cada unidade de saúde, prejudicando a eficácia do conjunto.

6 comentários:

Euro2cent disse...

Pois, por isso é que os grandes conglomerados industriais, tipo GM, Mitsubishi ou Hyunday, para aproveitarem as economias de escala, operam como uma federação de unidades indepentes com grande autonomia e ...

Espera aí, parece que não.

Caraças, se eu tivesse tomado um MBA percebia isto. Assim continuo ignorante e fico perplexo.

Má sorte.

Anónimo disse...

Caro Euro2cent,

Todas as grandes empresas funcionam de forma descentralizada. Os conglomerados estão fora de moda desde os anos 50.
De facto o Sr. necessita de alguma educação nesta área.

Joaquim

zazie disse...

Ora, se é por moda, tudo bem.

Já agora- é colecção Primavera/Verão ou Outono/Inverno?

Euro2cent disse...

> De facto o Sr. necessita de alguma educação nesta área.

Pois, a educação não é grande coisa, e a instrução ainda é pior. Há enciclopédias cheias de coisas que eu não sei, mas não sou egoísta e estou sempre disposto a partilhar a minha ignorância com os outros. E não sou caso único, a televisão e os jornais estão cheios de altruistas como eu.

Por exemplo, dei uma olhadela à admirável lista das companhias de maiores receitas [1], e encontrei lá montes de companhias descentralizadas, como a Apple e o Walmart. Para se ver como no Walmart são descentralizados, na sede a malta do "marketing" estuda a disposição dos produtos nas lojas, faz um plano [2], e mandam equipas especializadas revirar as lojas durante a noite para ficarem todas exactamente de acordo com esse plano.

Isto sim, é descentralização. Tomáramos nós para os serviços de saúde ser assim.

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_companies_by_revenue
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Planogram

Euro2cent disse...

> Ora, se é por moda, tudo bem.

As teorias de gestão funcionam assim, têm épocas. Numas é o "six-sigma", noutras é o Porter e a vantagem competitiva, noutras é a disrupção dos estabelecidos, enfim, há sempre qualquer coisa na passerelle para o pessoal dos MBAs embasbacar. (Coisa que fazem alegremente, é só chato depois vê-los regurgitar a moda de há dez anos aos nativos ignaros.)

Nos anos 80 houve uns arroubos "hippies" nas teorias de gestão, como por exemplo o camarada Schumpeter e o "Small is beautiful", mais umas teorias de organizações matriciais e em rede, blah, blah, wiskas saketas.

Claro que não dá nada, e nas companhias a sério dão duas traulitadas na pinha aos MBAs verdinhos que lá entram com estas parvoíces, e põem-nos mas é a trabalhar segunda a cartilha da casa, que funciona e faz dinheiro.

Funciona como a moda de trapos - põe-me malta em pelota com uns paninhos a ditar a "tendencia", e depois muda-se a cor da roupa do costume que o povo veste. Se calhar o número de rachas e botões também.

Mesma coias, toda a gente faz de conta que as escolas de gestão, e as teorias estapafúrdias são geniais, e depois refinam mas é as folhas de cálculo do costume para extrair mais uns trocos ao gado. Segredo de Polichinelo. Nã diga que fui eu que contei.

zazie disse...

":O)))))))