17 janeiro 2015

Voltaire


Por que é que os muçulmanos são imensamente mais sensíveis às ofensas à sua religião do que os católicos, igualmente vilipendiados pelas publicações ateias e anti-religiosas dos países de cultura protestante do norte da Europa e da América do Norte, como o Charlie Hebdo?

Porque os católicos já estão vacinados por cinco séculos de abusos. Encolhem os ombros, já não ligam, estão habituados, ao passo que os muçulmanos só agora tomaram contacto com a "liberdade de expressão".

Pertence a França a figura paradigmática de cinco séculos de abusos contra a Igreja Católica e os países de cultura católica, a figura que era também a referência intelectual do director do Charlie Hebdo - Voltaire.

Depois de Voltaire, é difícil encontrar alguém que possa ser mais sarcástico, ridicularizador e ofensivo de uma religião - e o seu alvo foi sempre, e em primeiro lugar, a Igreja Católica (e só em segundo, as outras religiões organizadas, como a muçulmana ou a judaica). Naturalmente, os portugueses, esses católicos por excelência, não escaparam aos seu sarcasmo e ironia.

No fim da sua vida, aos 84 anos, Voltaire teve um vómito de sangue. Chamou um padre, seu sobrinho, e um amigo que lhe servisse de testemunha. E escreveu assim:

«Eu, o que escreve, declaro que havendo sofrido um vômito de sangue faz quatro dias, na idade de oitenta e quatro anos e não havendo podido ir a igreja, o pároco de São Suplício quis de bom grado me enviar a M. Gautier, sacerdote. Eu me confessei com ele, se Deus me perdoava, morro na santa religião católica em que nasci esperando a misericórdia divina que se dignará a perdoar todas minhas faltas, e que se tenho escandalizado a Igreja, peço perdão a Deus e a ela.
Assinado: Voltaire, 2 de março de 1778 na casa do marqués de Villete, na presença do senhor abade Mignot, meu sobrinho e do senhor marqués de Villevielle. Meu amigo».

Morreu três meses depois, a 30 de Maio.

Está visto que a "liberdade de expressão" de que fez uso Voltaire não era verdadeira. Nem ele próprio acreditava nela.




5 comentários:

zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivendi disse...

hehehe!

Anónimo disse...

Mais quatro séculos e meio e os mouros também se habituam.

Anónimo disse...

Os muçulmanos sentem-se muito ofendidos por judeus serem donos de super mercados? É uma ofensa? Foda-se que ainda sao mais atrasados do que eu os imaginava. Eles e o Arroja

Pedro Sá disse...

Lol ficou foi cheio DA medo :P