27 janeiro 2015

Stresscoins II


O stress é um estado de alerta que mobiliza energia para responder a um desafio, real ou percepcionado como tal.
Em termos físicos, esta energia é utilizada para desenvolver as ações necessárias para repor a ordem onde surge a ameaça de desordem (ou entropia).
Se pudermos transferir para terceiros a “reposição da ordem”, tanto melhor para nós. Obtemos um benefício claro. E se o pudermos fazer convencendo os outros de que os estamos a ajudar, melhor ainda.
Quando chamamos a polícia para resolver um conflito transferimos stress para o agente da autoridade. Quando os professores convocam os pais para se queixarem dos alunos transferem stress para os pais.
Os doentes transferem stress para os médicos, mas estes são hábeis a reconhecê-lo e proceder a uma contratransferência :-).
Como a energia é mensurável, faz todo o sentido atribuir um valor ao stress transferido. Daí ter cunhado as Stresscoins.
Quem transfere stress liberta recursos para outras atividades. Pelo contrário, quem o recebe vê os seus recursos diminuídos. O melhor, portanto, é jogar sempre à defesa.

1 comentário:

Rui Alves disse...

Para ver se entendi, tentarei ilustrar o último parágrafo com um case study:

Depois de ver a sua concorrente favorita expulsa da Casa dos Segredos, Maria zanga-se e parte uma vassoura na mona do Manel. Logo, a Maria transferiu stress para o Manel e libertou recursos para ir lavar a louça. O Manel é que viu os seus recursos diminuídos, pois o dinheiro que reservara para a cervejada do sábado à noite vai para uma vassoura nova.