20 janeiro 2015

contraceção

Papa defende contraceção

Comentário: A melhor coisa do Papa Francisco (segundo o El País) é que nos assegura da sua falibilidade. E quase diariamente.

7 comentários:

Ricciardi disse...

«Papa defende a contracepção»
.
Não li isso, nem inferi isso das palavras dele. Ele referiu-se a responsabilidade dos pais, o que ainda pressupõe o recurso ao método natural ou abstinência.
.
Mas eu gostava de ouvir um Papa esclarecer este assunto de uma vez. Eu compreendo a ideia subjacente a esta posição da Igreja. Que tem a ver com o sexo como um graça de Deus (porque é um veículo da Vida) que deve ser efectuado exclusivamente por actos de amor. E parece-me bem que seja circunstanciado a quem se ama, por razões que agora não interessam, mas que tem a ver com a fidelidade, temperança etc
.
No entanto usar preservativo em actividades sexuais com quem se ama parece ser coisa reprovável pela Igreja. E era isso que gostava de ver alterado, porque não bate a cara com a careta. Pelos menos isso.
.
E depois ele há a realidade. O anterior Papa, por exemplo, quando chegou a Angola deu-lhe para demonizar o preservativo. Eu sei que corrigiu nos dias seguintes, mas deu-me vontade de vomitar.
.
E porque é que me deu vontade de vomitar, perguntarão?
.
Porque na realidade neste continente o principal veiculo de transmissão de sida são os maridos infieis que andam com as prostitutas carregadinhas de sida e que depois chegam a casa, e naquela mania de macho palerma africano, insistem em não usar preservativo com a própria mulher. As mulheres nem podem recusar. O Macho manda a bem ou a mal.
.
É uma questão de Vida ou de Morte que me parece ser um valor acima de qualquer outro.
.
É claro que o Papa Emérito não saberia disto ou não teve presente isso, mas foi de imediato posto ao corrente da situação pelas próprias estruturas da Igreja, missionarios enfim, que por aqui andam. E alterou o discurso nos dias seguintes atento a esta realidade.
.
Rb

zazie disse...

A infalibilidade é sobre questões de fé.

marina disse...

a contracepçao natural , temperatura , muco cervical etc , eh permitida aos catolicos . o Papa nao disse nada de mais . o Joaquim ficou chateado pq eh mais um que nao concorda com o sentido da vida Joaquiniano de crascer e multiplicar 😃 😈

😃
v

zazie disse...

ehehehe

Essa do sentido da vida ser comprendido por pulgas e piolhos é o máximo.

":O))))))

ricardo disse...

"contraceção"???
Até dói. Parece uma claúsula num contrato.
Quando é que acaba o "acordo ortográfico"?

Anónimo disse...

Sois uns fariseus.

Confessai-vos e arrependei-vos, pois é chegada a hora.

Não tendes caridade. Sois duros e não compreendeis o Papa na sua humanidade, na sua próximidade, na sua doçura.

Estais longe de Deus e dos homens. Seguis códigos escritos pelos homens, que canónicamente não podem ser pais de filhos; então passam a ser tios.

Accima de tudo, devieis ter vergonha pela vossa infinita desumanidade.

Anónimo disse...

Essa dos coelhos foi boa. Pois é, o láparos não usam camisinha, mas em contrapartida são rapidíssimos a sacar a coisa a tempo.