24 dezembro 2014

o sentido da História


A História tem algum sentido? Ou é apenas uma sucessão de eventos aleatórios?
Eu partilho a opinião dos que divisam um sentido na História. Acredito no progresso da humanidade e penso que o estudo da História nos permite descobrir as linhas mestras que nos devem nortear.
E em que é que se baseia esta minha “fé”? Ouço já os cínicos...
Muito simples: no facto da nossa espécie ter começado a sua epopeia apenas com uns milhares de indivíduos, há 200.000 anos, e sermos, actualmente, uns 7 biliões (em milhares de milhões).
Se este facto não desvenda nada... estamos conversados. Para mim desvenda tudo, aponta um sentido que é o do sucesso biológico. E um horizonte longínquo que é a eternização do Homo Sapiens. Será possível?
Neste momento, esta pergunta não tem uma resposta científica. Poderemos vir a colonizar outros planetas? Poderemos descobrir outros Universos? Quem sabe?
Também não é fundamental ter a resposta pronta. O que é fundamental é sabermos ao que viemos e para onde vamos. Somos uma espécie animal, dotada de um sopro divino, em busca da Eternidade.
Eternidade essa que é uma espécie de Estrela Polar da História. Dá-lhe um sentido e explica o que é o progresso.

1 comentário:

marina disse...

feliz natal .

quanto ao post , se se trata do divino do Deus cristao , a historia tem um sentido :vai dar ao apocalipse , catrapum na terra , e eternidade so para alguns algures noutra dimensao. nao e noutros planetas , eh noutra dimensao.
q raio de misturadas faz o Joaquim de profanos desejos com sagrados designios.