22 dezembro 2014

eu já não sou liberal II


Nas próximas eleições parlamentares o governo não vai ser julgado pela sua ideologia, vai ser julgado pelo resultado das suas políticas. Infelizmente um molho de brócolos onde não se discerne qualquer ideologia consistente.
Daí ter vindo a ser criticado pelos liberais e pelos colectivistas, uma espécie de “quadratura dos círculos políticos” que é, isso sim, uma verdadeira proeza.
Claro que os socialistas, da ala esquerda do PS ao MRPP, não se cansam de gritar contra as políticas neoliberais do governo, só que essas políticas são como as vestes do Rei que vai nu. Não estão lá.
O que espera a esquerda? Que os portugueses esqueçam a bancarrota e a perda de soberania e atribuam o descalabro do País ao neoliberalismo.
Alguém que apareça a afirmar que “já não é liberal”, não está a ajudar o governo, está a prejudicá-lo e muito. Porque se o problema for com o liberalismo então mais vale votar em quem não tenha uma gota de amor à liberdade a correr no sangue.
Depois, ser liberal não é uma escolha. Nasce-se liberal ou com “fortes indícios – como se diz agora – de paixão pela liberdade. Os liberais têm um “locus” interno, acreditam em si próprios e no valor do trabalho. Claro que projetam esta imagem nos seus concidadãos e, muitas vezes, saem decepcionados, mas não deixam de ser liberais por isso.
Eu continuo a ser liberal, mesmo tendo concluído que o liberalismo não tem futuro em Portugal nos próximos anos. Talvez daqui a trezentos ou quatrocentos anos. Fica-nos apenas a força da convicção de que vai acontecer.
Porquê? Porque toda a história evoluiu no sentido da distribuição do poder ao maior número possível de pessoas: é a democracia liberal e capitalista, é o Fim da História.
Não estarei cá para ver? “No problem”, estarão as minhas filhas e os meu futuros netos, que na realidade serei eu com outra pele.
Dito isto, fico tão surpreendido com a afirmação de que “já não sou liberal” como ficaria se alguém dissesse “já não sou gay”. Então não se costuma dizer que essa opção é uma via sem retorno? Se já não és gay o que andaste lá a fazer?
Igualmente ninguém é liberal e deixa de ser. O catolicismo, por exemplo, não deixa de ser um liberalismo adaptado à nossa cultura. E até Salazar era mais liberal do que o actual governo.
O que diria Salazar se o Gaspar o invocasse numa sessão de espiritismo e lhe perguntasse sobre o “enorme aumento de impostos”:
- Tirem este verme comunista da minha frente. O Tarrafal ainda está operacional?

19 comentários:

zazie disse...

Os fortes indícios é nascer de cu para cima?

zazie disse...

Ou será antes de cu para baixo...

só coisas que mapoquentam. Ninguém reparou nos indícios quando nasci.

Ao Birgolino devem ter logo anotado na cédula- "este nasceu para parvo mas vai disfarçar como doutor".

zazie disse...

De qualquer forma, consta que deve estar na idade de fazer exame ao "locus interno".

Boa sorte.

Euro2cent disse...

> Porquê? Porque toda a história evoluiu no sentido

... da revolução proletária, camarada.

Foi provado cientificamente, chiça.

Até há patentes sobre esta coisa da inevitabilidade histórica. Não se pode entrar assim por seara alheia, caraças.

Isto há gente ...

zazie disse...

ehehe

São gémeos.

Anónimo disse...

Foram ao cu da sarinha giroflé, giroflá

marina disse...

se alguem disser : ja nao sou maneta !!!!! cresceu-me um braço !!! eh assim tao surpreendente como ouvir ja n sou gay . ouvir dizer ja n sou liberal eh igual a ouvir ja n sou comunista , ja n sou da opus , ja n sou republicano etc etc etc , pq so os burros n mudam de ideias..no plano fisico , tipo deixar de ser gay , deixar de ter olhos azuis , deixar de ser preto , ai eh q eh mais dificil , ne?

zazie disse...

ehheheheh

Para deixar de ser maneta também pode arrepender-se e cortar o outro braço

":OP

Francisco disse...

"ser liberal não é uma escolha. Nasce-se liberal"

Chiça, espero não ter nascido liberal, que tenho muito mais liberdade assim :)

Harry Lime disse...

Jaquim,

Foi o Passos que disse que ia ser mais troiko que a troika.

Não concordo que não tenha havido uma escolha ideologica clara por parte do governo.

Estre cumprir estritamente o establkecido no memo e "ir além do memorando" houve de facto uma escolha.

Houve uma serie de principios "neoliberais" (à falta de palavra melhor) que nortearam a actuação do governo: de que a austeridade ia impulsionar a economia e criar emprego, de que o deficit associado a divida alta era desastroso para o pais, etc, etc.

Por isso não venham com coisas: o governo não tinha muita margem de manobra mas quandoa teve optou invariavelmente pelas escolhas "neoliberais" que conduziram inavraivlemente a um agravamento da situação do pais (divida mais elevada, desemprego mais alto, deficit record...) ao contrário do que prometia.

Rui Silva

Harry Lime disse...

alias, estas desculpas lembram-me sempre a desculpa dos comunistas depois (e mesmo antes) da queda do Muro de Berlim: aquilo não era o comunismo mas sim uma forma deturpada da coisa... a culpa no fundo é das pessoas que puseram o comunismo em pratica.

Este liberaloides, tal como os comuna shá 20 anos, esquecem-se que a qualidade duma ideologia se mede na forma como é implementada. Se é impossivel implemetar a ideologia X de forma a obter os resultados pretendidos então isso quer dizer que a ideologia não presta e não que as pessoas não prestam.

É nestas postas que se nota que o Jaquim nunca esqueceu o leninismo da sua juventude :):):)

Rui Silva

Harry Lime disse...

Ser liberal é como ser gay estou a ver....

Será que tambem vão para bares no Principe Real onde dançam uns com os outros? E tambme há saunas liberais?

E a cena do sexo como é que é? Tambem há miudas liberais? E são giras?

Tudo questões pertinentes a que o Jaquim deveria responder.

Rui Silva

Anónimo disse...

Caro Rui Silva,

O Sr. não tinha tirado um MBA?

Joaquim

zazie disse...

Ó Birgolino, os mbas não são um locus interno- V. sabe isso por informação pós-natal.

zazie disse...

A única coisa que nos salvou da bancarrota foi o Gaspar por ser neotonto.

Isto digo eu sem ter tirado essas cenas inúteis e sem locus interno que não tenha outra utilidade

":OP

zazie disse...

Por ser neotonto ou por ter olhinhos na cara porque os xuxas só sabem levar às bancarrotas.

Não há MBA que salve a estupidez natural.

zazie disse...

Estes palermas não têm memória e nunca entenderão que já estivemos à beira de 3 bancarrotas por causa da mesma imbecilidade escardalha.

zazie disse...

Quando se tem dívidas há que as pagar.

Para as pagar com a corda ao pescoço não é a melhor altura para gastar mais e cobrar menos.

A altura ideal para isso é no tempo das vacas-gordas mas aí, para irem para o poleiro precisam de gastar ainda mais para comprarem os votos dos dependentes estatais.

zazie disse...

Isto é coisa de tal modo básica que só serve para comprovar que Economia é astrologia com menos utilidade que contas de dona-de-casa.