03 dezembro 2014

coerências

Neste país, que regista uma alienante iliteracia política, não proliferam ideias, mas o estar-se e ser-se conforme as circunstâncias. Pode ser-se liberal, socialista, comunista, fascista, capitalista, ao mesmo tempo e na mesma pessoa. Foi assim que nasceu, recentemente, uma geração de marxistas de direita e de capitalistas de esquerda, que têm pulado pelos corredores do poder e que, de uma maneira ou de outra, conduziram o país ao estado em que se encontra.

Na área da saúde, essa tipologia de personagens, quando se refere ao setor privado, apresenta faces assimétricas. Começa por dizer nada ter contra os privados, mostrando uma face liberal. Contudo, logo começa a atacá-lo e a defender um Serviço Nacional de Saúde coletivizado, na mão do Estado e no qual não se admite a concorrência ou a liberdade de escolha – revelando uma outra face: marxista, coletivista e antimercado. Numa analogia teatral, restaria saber qual das faces seria a tragédia e/ou a comédia….

Alguns pertencem ao Governo atual, outros andaram por Governos anteriores – são o chamado arco do poder!

Artur Osório, Público de hoje

12 comentários:

zazie disse...

SNS para animais domésticos.

Foi isto que li a ser defendido por uma série de profs de esquerda.

Parece anedota mas é verdade. Aquelas ONGs todas e mais o partido Animal com campanha eleitoral paga pelo contribuinte não chega para se quotizarem e terem tratamentos mais baratos. Porque essa malta é como os amigos dos pobrezinhos- tudo muito lindo desde que não tenham de contribuir do próprio bolso.

zazie disse...

E o argumento das famélicas da função pública era mesmo esse:

Pois se o SNS já nem chega para tratamentos aos mais pobres, como é que podem pagar consultas em clínicas para os animaizinhos domésticos.

Assim- os animaizinhos domésticos fazem parte do Estado Social e só admira como ainda não tenham exigido abono de família por cada um que metem dentro de casa.

e insultam quem tem filhos.

Uma dessas bestas foi lá dizer que eu podia ter tomado a pílula em vez de ter procriado, pelo facto de ter dito que eles é que substituem os filhos que não geram pelos animaizinhos de estimação.

E até já têm aquela cena de controle parental à distância para poderem ouvir o que o bicinho diz quando não estão em casa.

Devem ouvir os ganidos desgraçados com que os vizinhos apanham.

zazie disse...

Ah, um detalhe. O título lá do texto da indignação por não haver serviço nacional de saúde para animais domésticos era:

"mundo às avessas, este"

ehehehe

Não se enxergam e em 10 anos a escardalhada tornou-se esta anedota.

Mas votam. A boa da democracia é dar voto a mongalhada cujo QI não se distingue do de um animalzinho.

zazie disse...

https://www.facebook.com/video.php?v=718292394944656&pnref=story

É esta anormalidade.

Mas pronto. Desde que também não exigem comparticipação estatal para a anormalidade, tudo bem.

Agora a piada está em isto ser panca de comunas e xuxas- da boa da escardalhada que insulta a Jonet e as "tias da linha".

Anónimo disse...

"um Serviço Nacional de Saúde coletivizado, na mão do Estado e no qual não se admite a concorrência ou a liberdade de escolha"

?
Eu tenho num raio de 500 metros de minha casa, pelo menos três clinicas privadas muito bem equipadas, e uma data de consultórios médicos, de porta aberta. Posso lá entrar e comprar o serviço, da mesma maneira que posso ir dormir todos os dias ao Ritz, ou comprar uma casa no Restelo. Se o Artur Osório vive na Coreia do Norte, acho que os seus amigos devem tentar resgatá-lo.

zazie disse...

A igualdade de escolha a que eles se referem era haver ADSE para todas as especialidades.

Engraçado que os apparatchicks da função pública desejam o mesmo.

O que parece oposto é igual.

Só quem não pode não quer privilégios protegidos.

Anónimo disse...

Ele quer “uma saúde com cobertura universal e tendencialmente gratuita.”
Até chorei de alegria. Não entendi foi porra nenhuma da falta de liberdade para ir ao médico. As clinicas high tech, florescem como cogumelos.
Sobre a ADSE e os aparathiks da função pública. A Zazie, obviamente, não é funcionária pública, não tem esses privilégios, não é do aparathik. Eu sou. Tenho o privilégio de pagar mensalmente mais de 40 euros do meu ordenado de 800 e tal, líquidos, e ainda pagar para o SNS, etc. Se quero pagar uns óculos com armações para o meu filho, no valor de 200 euros, tenho de pagar adiantado, para depois receber uma parte, e não tenho para pagar adiantado, e entretanto já me saiu do ordenado muito dinheiro que pagaria isso e muito mais, de que não chego a usufruir. Quando um dos privados que é publicamente contra o SNS por ser colectivista ou comunista, for secretamente ao SNS para ter tratamento barato (nem quer outra coisa, claro), lembre-se que os funcionários públicos, para além de pagarem pelo seu subsistema, também paga o dele. Eu, para hipócritas, é um manguito. PQP.

zazie disse...

Até os animais domésticos têm nome.

Arranje um e antes disso escusa de se dirigir a mim.

Até porque vai dar ao mesmo- quem é besta nem sabe ler.

zazie disse...

Aquelas galinhas da função pública estavam a chorar baba e ranho por não existir comparticipação em todas as especialidades.

Ora quem não é FP paga do seu bolso ou faz seguro.

Querem o melhor dos 2 mundos; tên direito ao melhor dos 2 mundos, copsem em quem trabalha por conta própria por ser um porco capitalista, porque o único capitalismo que toleram é o do Estado mas depois, quando toca a ir ao médico manguito para o o do público porque apparatchick não quer seguro, nem SNS quer privado à borla só para ele.


E são estas mesmas peruas que falam sempre em nome dos porbrezinhos e que depois tambbém dizem que se vive num mundo às avessas porque não há direito não existir um SNS para a bicharada doméstica.

As associações e o Partido Animal nem para essa merda servem- tem de ser o Estado a sustentar todas estas causas para o tacho.

zazie disse...

Se eu quiser uns óculos tenho de os pagar por inteiro do meu bolso.

e ponto final que mete nojo é ter de sustentar estes apparatchiks.

zazie disse...

Os funcionários públicos não pagam nada. Os outros é que lhes pagam o ordenado.

Anónimo disse...

"Os funcionários públicos não pagam nada."

É burra. Eu disse-lhe que pago mais de 40 euros para a ADSE do meu ordenado, todos os meses. 3,5%. e desconto para a CGA e para o SNS. Quando vai ao SNS, eu pago-lhe do meu bolso. Assim como pago do meu bolso os óculos que tenho de comprar ao meu filho. Desconto para isso todos os meses mais de 40 euros do meu ordenado que pouco passa dos 800 euros.
Você não tem nome, é uma "zazie".