12 novembro 2014

austeridade má II


Para cumprir as suas obrigações fiscais muitas empresas descuram o investimento, a manutenção dos equipamentos, a contratação de talentos e a I & D.
A médio prazo esta situação vai ser fatal para o tecido produtivo e para o País. Nalguns casos pode já estar a ser fatal. Quando forem conhecidos os resultados da investigação que está a ser conduzida às torres de arrefecimento em Vila Franca de Xira vamos perceber se estas receberam a manutenção adequada ou não e quais foram as circunstâncias subjacentes.
Há alguns anos, os gestores preferiam não pagar ao fisco e à segurança social do que despedir trabalhadores. Atualmente é o contrário, despedir pode estar justificado mas fugir ao fisco dá cadeia. As consequências estão à vista.

3 comentários:

cfe disse...

Nunca foi meu caso, mas conheci ha anos atrás vários empresários que na corda bamba deixavam de pagar tudo menos os empregados para manter a produção. Atualmente uma empresa quebra devido a essa falta de possibilidade. Não é que seja desejável o não recolhimento de impostos mas e preferível ao desemprego, durante problemas de fluxo de caixa.

Anónimo disse...

Cari cfe,

É verdade, mas o ideal seria diminuir a carga fiscal.

Joaquim

cfe disse...

Obviamente,
Cptos.