28 setembro 2014

dádiva, troca e imposição

O sistema católico de afectação de recursos é desencadeado pelo pedido e concretiza-se na dádiva. O sistema liberal concretiza-se na troca ("toma lá isto e dá cá aquilo") e o sistema socialista na imposição ("toma lá isto e agora toma lá os impostos para o fazer pagar).

Existe escrutínio das necessidades no sistema católico, o qual é feito por uma autoridade benevolente, a qual é quem toma também a decisão final - a mãe-de-família, ou o pai, no exemplo do post anterior.

(Aproveito para dizer aqui que este é o único sistema racional e a fundação da sua racionalidade está aqui - na pessoa da  autoridade benevolente. A racionalidade só se encontra na figura da autoridade benevolente - a palavra autoridade significa "fazer crescer" - isto é, numa pessoa que faz crescer por benevolência, altruísmo ou amor. Nunca numa pessoa, ou num conjunto de pessoas, que agem por interesse, como no liberalismo, ou pelo exercício do poder, como no socialismo).

(A propósito: a decisão da mãe no meu post anterior é ou não perfeitamente racional? Ou será que você consegue rebatê-la?)

Pelo contrário, no liberalismo, as necessidades individuais não estão sujeitas a escrutínio. O primeiro irmão do post anterior, se tiver dinheiro, vai comprar o seu sétimo par de sapatos, enquanto o outro, se não o tiver, vai continuar a usar os sapatos rôtos. No socialismo, se os governantes estiverem voltados para fornecer à população  auto-estradas ou centros culturais, os dois irmãos vão ambos ficar sem sapatos novos.

A liberdade de escolha de que fala o liberalismo é frequentemente a liberdade só para o primeiro irmão, que tem dinheiro para satisfazer luxos ou caprichos, e a total ausência dela para o segundo, que não tem dinheiro nem sequer para satisfazer as suas necessidades básicas. Trata-se de uma liberdade exclusiva, como é típico de uma ideologia protestante (a exclusão está sempre presente nela).

Já as "liberdades democráticas" de que fala o socialismo são as liberdades para a classe política se dedicar a fornecer auto-estradas ou centros culturais à população, ao mesmo tempo que ignora que aquilo que a população em primeiro lugar precisa são sapatos. É uma liberdade ainda mais exclusiva,  só para a chamada "classe política" e que deixa sem liberdade nenhuma  a imensa maioria que constitui a população.

No sistema católico, ambos os irmãos têm a liberdade de pedir, mas não ambos a liberdade de obter aquilo que pedem, se os recursos disponíveis não permitem. A liberdade de pedir não exclui ninguém - está acessível a todos. Já a liberdade para dar, em cada momento, não é para todos, porque traz consigo a responsabilidade de obter os recursos necessários à dádiva e, por isso,  só pode pertencer a uma pessoa responsável. Porém,  a prazo, também esta liberdade é não-exclusiva, porque os filhos que hoje pedem sapatos à mãe são os mesmo que amanhã serão pais e que receberão idênticos pedidos da parte dos seus respectivos filhos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Em suma, a decisão para afectar recursos, num sistema católico, seria motivada em primeiro lugar pela Necessidade, induzida pelo Amor e realizada por critérios de Temperança.
.
Rb

Anónimo disse...

Sim. Basicamente isso.
É a única solução racional.
PA

Anónimo disse...

Todas as outras soluções, como a liberal e socialista, resultam em irracionalidades (às vezes chamadas ineficiências): excessos ou luxos para uns, carência ou miséria para outros.
PA