14 junho 2014

são vulcões



A new study by researchers at the University of Texas, Austin found that the West Antarctic Ice Sheet is collapsing due to geothermal heat, not man-made global warming.
Researchers from the UTA’s Institute for Geophysics found that the Thwaites Glacier in western Antarctica is being eroded by the ocean as well as geothermal heat from magma and subaerial volcanoes. Thwaites is considered a key glacier for understanding future sea level rise.

3 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro negavam que o gelo estava a derreter. Negacionistas. Até mostravam fotografias forjadas para negar as evidencias. Depois diziam que era por causa do sol; agora dizem que é devido a actividades geotermais anormais.
.
Está bem. Pelo menos já admitem que o gelo está a derreter e, nas palavras dos cientistas do artigo, a colapsar a camada de gelo.
.
Mais um motivo oh Joachim.
.
Se o sol está mais intenso, se a actividade geotermal está mais intensa, então, bolas, para mantermos a coisa equilibrada, a redução de gases provinientes da queima dos fosseis tem que ser muito mais intensa. Temos mesmo que acabar com o carvão e pitroil. E mais cedo do que se pensava.
.
Rb

Anónimo disse...

Deixemo-nos de tretas e vamos às medidas. O gelo na Antárctida vai bem, e recomenda-se às almas aquecimentistas para resfriarem as cabecinhas, como se pode verificar a partir daqui:
http://nsidc.org/data/seaice_index/images/daily_images/S_stddev_timeseries.png
O que não seria o gráfico sem este aquecimento geotérmico…

João André disse...

É o que dá ler coisas de analfabetos científicos e não ir ver a fonte original.

Lendo o artigo em causa, chega-se a duas conclusões:

1. O método e análise usado é bom, uma vez que correlaciona muito bem pontos onde a água derrete mais que o esperado com pontos quentes no subsolo.
2. As fontes de energia geotermais são importantes e devem ser tidas em conta ao construir modelos para o derretimento de glaciares e subida do nível da água do mar.

Em ponto nenhum do artigo encontrei referência a aquecimento global, efeito estufa, CO2 ou outros. Ler isso no artigo é abusivo ou ignorante. Ou ambos.