10 abril 2014

ora vamos lá


O meu cepticismo relativamente à hipótese do aquecimento global não resulta de qualquer inclinação ideológica. Resulta de uma análise objectiva dos factos. E tanto quanto eu consigo apurar, os factos são os seguintes:
Não há qualquer aquecimento global há cerca de 15 anos
O CO2 é um gás com efeito de estufa mas, devido à sua fraca concentração na atmosfera, o seu impacto no clima parece limitado (este ponto é o mais controverso...)
O aumento de CO2 na atmosfera não precede o aumento da temperatura. Uma análise histórica demonstra que ocorre o contrário (facto). Uma explicação plausível é que o aquecimento dos oceanos liberta CO2 que está dissolvido na água
O clima da Terra depende, em última análise, do Sol (facto)
Há uma correlação entre a atividade solar e o clima da Terra (facto)
Entramos numa fase de muito baixa atividade solar (facto), que pode levar a uma mini-idade do gelo (se ocorrer o mesmo que no passado...)
PS: Gostaria de desafiar os aquecimentistas a contestar estes factos, um a um.

14 comentários:

Anónimo disse...

Ahahaha… não passa de uma bizarra concidência tudo que é link para instituto e think tank sinistro ou pura e simplesmente vagabundo. Outra inacreditável coincidência é não haver um único link para nada, nadinha científico (para quem reservou a carga ideológica)… grande análise aí vai. E grande cepticismo. Aliás, as conclusões já as tinha antes de começar esta aturada e rigorosa análise, por isso faz esta figurinha a publicar publicidade vergonhosa do CATO, com apenas 5 anos. Enfim, Publicar que é bom é que nada. Este assunto discute-se bem é no blogue do Quim. Ah e o Sol? É exactamente ao contrário, mas é como lhe digo: quando um desse proeminentes cientistas publicar alguma coisa, voltamos a falar. -- JRF

Anónimo disse...

Caro JRF,

Não comentou nenhum dos meus pontos.
Recomendo-lhe que reze virado para Meca e que passe a usar turbante.

Joaquim

Anónimo disse...

Ah, comento mal o Joaquim acabe de comentar todos os neus comentários e complementar estes pontos com links para a ciência.
Se achava que depois de um link para publicidade do CATO, come se de ciência se tratasse, vinha aqui e me desafiava a uma amena cavaqueira de igual para igual, está completamente chaladinho da pinha. Pareceu-me detectar o bronco no outro post, tem aí o ser par. De resto, já demonstrei que a sua fé não se compara com a minha… mas eu sempre desconfiei que os ateus eram homens de grande fezada!… -- JRF

Anónimo disse...

ClimateDepot.com is the website of Committee for a Constructive Tomorrow employee Marc Morano, a conservative global warming denier who previously served as environmental communications director for a vocal political denier of climate change, Republican Sen. James Inhofe. Launched in spring 2009, Climate Depot claimed it would be "the Senate EPW website on steroids," and "the most comprehensive information center on climate news and the related issues of environment and energy."[1]

Anónimo disse...

Portanto, quer discutir fé comigo. Está certo.
Este site é mais uma bizarra coincidência na sua falta de carga ideológica. Patético! -- JRF

Anónimo disse...

Jaquim devias tb referir aqui o grande Joe Barton.

Elaites

Anónimo disse...

O Homem nao esta a destruir a natureza.

Elaites

Anónimo disse...

Um grupo de cientistas decidiu estudar a capacidade locomotora de um sapo quando seus membros sao amputados. Para isso usa um dispositivo mecanico que emite um som agudo que leva o animal a mover-se.

Facto - O animal com os quatros membros movimenta-se sem problemas

Facto - O animal com apenas 3 membros movimenta-se, mas apresenta alguma dificuldade

Facto - O animal com 2 membros amputados movimenta-se com serias dificuldades

Facto - O animal com apenas 1 membro teve que ser bastante estimulado pelo dispositivo sonoro para se conseguir movimentar

Facto - O animal sem membros nao se movimentou apesar do aumento de estimulacao sonora.

Conclusao - Os sapos perdem a capacidade auditiva a medida que os seus membros sao amputados

True Story

Elaites

Anónimo disse...

Aquecimento Global: a grande anedota do século


Durante o ano passado, uma evidência anedótica de arrefecimento planetário explodiu. A China tem o seu Inverno mais frio, em 100 anos. Bagdade vê a sua primeira neve registada em toda a história. América do Norte tem a maior cobertura de neve nos últimos 50 anos, em lugares como Wisconsin a mais alta desde que a manutenção de registos começou. Os níveis recorde de gelo no Antártico, frio recorde em Minnesota, Texas, Flórida, México, Austrália, Irão, Grécia, África do Sul, Groenlândia, Argentina, Chile … (mais aqui)

Agora em Curitiba faz a primavera mais fria dos últimos anos e assim como no resto do mundo, aqui se pergunta o que seria este tal “aquecimento global”. Trata-se de apenas mais um mito criado para impedir que nações mais pobres cheguem ao patamar dos industrializados, mantendo o formato de imperialismo atual. Para saber mais, o canal 4 de Londres produziu um documentário corajoso desmascarando a farsa política em torno deste fenômeno inexistente.

Anónimo disse...

Tomem-se duas caixas geometricamente iguais. Coloque-se uma lâmpada em cada uma, sendo as lâmpadas exactamente iguais. Dentro duma das caixas coloque-se ar. Na outra remova-se parte do ar e substitua-se por CO2. Coloque-se um termómetro em cada uma das caixas – termómetros iguais. Coloquem-se as duas atmosferas à mesma temperatura. Ponham-se todas as condições de fronteira exactamente iguais em ambas as caixas. Liguem-se as lâmpadas ao mesmo tempo, e passado o mesmo tempo verifiquem-se as temperaturas.
Adivinharam o resultado? Conclusão: as ecotretas ficam à porta do laboratório…
José

Anónimo disse...

José, o CO2 na atmosfera cria 'apenas'um efeito de estufa que impede o calor que o planeta recebe do sol de sair.
.
Isso não está e nunca esteve em discussão na mente de qualquer cientista... até nos de vão de escada.
.
O que está em discussão é se as alterações climáticas são apenas origem da acção humana (através da emissão de gases que geram o efeito de estufa) ou se decorrem de processos naturais e ciclos da natureza.
.
O exemplo que apresentou não replica coisa alguma. Se replicasse vc estaria cheio de razão. Infelizmente não está.
.
Rb

Anónimo disse...

Mais, nem sempre as médias (de temperatura) são medida do desacerto no clima.
.
Estar mais quente 3º nos polos e estar mais frio 3º em Bagdad dá um média global da temperatura sem oscilação, no entanto não será coisa boa se isso acontecer.
.
É bom de ver, se vc se queimar numa mão, a temperatura do seu corpo não vai alterar-se significativamente. Talvez suba ligeiramente. Ou se vc arrefecer um joelho a sua temperatura não vai sofrer alterações significativas. Talvez desça ligeiramente. Não obstante, vc continua com um problema na mão ou no joelho que se não for tratado degenera em coisa má.
.
Rb

Anónimo disse...

Em física o efeito estufa tem a ver com o mecanismo da convecção. Considere dois carros iguais e da mesma cor. ponha-os num parque de estacionamento ao lado um do outro. Abra as janelas de um e mantenha as do outro fechadas. Ao fim de 5 minutos observe as temperaturas. A diferença deve-se ao efeito de estufa. Os defensores da ecotretice são como os defensores de qualquer religião: querem que acreditemos mas fogem do laboratório como o rato do gato... Defendem uma coisa mas não conseguem reproduzi-la... José

Anónimo disse...

O seu post permite ainda outra abordagem: na história do planeta indique um período em que não tenham havido alterações climáticas. Defina previamente o conceito, para garantir que estamos a falar do mesmo. Mas no fim vamos mesmo que ter de ir para o laboratório! Temos que demonstrar que o aumento do CO2 provoca o aumento da temperatura. José