25 julho 2013

reforma do Estado... do Vaticano

Os candidatos a padres vão passar a estudar Teologia apenas em Lisboa, Porto e Braga. O Instituto Superior de Teologia de Viseu - onde estudavam 28 seminaristas das dioceses da Guarda, Bragança e Lamego -, encerrou no início deste mês e já não voltará a abrir portas. Em Setembro, os futuros sacerdotes serão transferidos para Braga. A ordem veio de Roma e foi comunicada, em Abril, pelo Patriarca de Lisboa aos bispos das quatro dioceses. Em Portugal, a formação de sacerdotes acontecia em três faculdades de Teologia (Lisboa, Porto e Braga) e em dois institutos superiores (Viseu e Évora). Mas o Vaticano decidiu não renovar as autorizações para o ensino nos dois institutos - que precisam de ser revalidadas de três em três anos e que terminam em 2014. O instituto de Viseu adiantou-se e, apesar de poder continuar a trabalhar por mais um ano, decidiu encerrar. Já a formação de padres em Évora, que também tem os dias contados, deverá manter-se até ao final do próximo ano lectivo.

Comentário: Francisco passa as palhetas a Crato e acaba com o ensino de teologia nos Institutos Superiores de Viseu e de Évora. A Igreja, obviamente, não quer Teólogos Técnicos, quer Doutores.

3 comentários:

sampy disse...

Caro Joaquim, vai por aí alguma confusão.
Os institutos mencionados são (eram) extensões da UCP.
Em se tratando de universidades católicas, o Vaticano controla sempre, como última instância, o ensino da teologia.
Os institutos nasceram como autonomização do ensino académico dos seminários locais, na expectativa de virem a reunir as condições necessárias para se estabelecerem como faculdades. O objectivo era poder conferir graus académicos reconhecidos oficialmente, não só a seminaristas, mas também a leigos (que obtinham assim as habilitações requeridas para serem professores de religião e moral).
A razão do encerramento é simples (e generalizada): insuficiência de alunos.

Vivendi disse...

É a falta de alunos.

zézinho disse...

Ganda coito!