31 agosto 2012

o pénis na cabeça

O Público de hoje revela a descoberta de um peixe que tem o pénis na cabeça. Para um Darwinista convicto, trata-se de um achado revelador que pode explicar a obsessão de alguns machos da espécie Homo Sapiens com o sexo. A coisa ficou-lhes na cabeça, por assim dizer.
Estava eu a reflectir, em voz alta, sobre as implicações comportamentais desta descoberta quando me comentaram:
- Ó Joaquim, o problema não são os tipos que têm “o pénis na cabeça”, o problema são os que têm a cabeça no pénis.
‹‹Não há nada como o sentido de humor feminino››. O melhor é ficarmos a aguardar novas descobertas.

a Europa tornou-se um "case study" de ruína económica

A mulher mais rica do mundo, a australiana Gina Rinehart, aconselhou os que têm inveja dos ricos a ‹‹beberem menos, fumarem menos, socializarem menos e trabalharem mais, para terem sucesso››.
Ainda criticou a "guerra de classes", insistindo que são os bilionários como ela que maior contributo dão para ajudar os pobres.
‹‹A Austrália corre o mesmo risco das economias europeias, arruinadas pelas políticas socialistas, pelos impostos elevados e pela regulação excessiva››, afirmou.
Telegraph

um erro de 300 milhões de euros

Portugal necessita de duplicar o número de enfermeiros no activo, mas se lhes pagar o dobro do valor de mercado, irá gastar a mais cerca de 300 M€ com o vencimento destes profissionais.
Ao contratar 750 enfermeiros a 8,5 €/ hora, Paulo Macedo dá um sinal claro de que não pretende alterar o "status quo".

como prejudicar o SNS

Portugal é um dos países da OCDE com menos enfermeiros/ capita. Temos um dos rácios mais baixos de enfermeiros/ médicos no activo e, em termos absolutos, cerca de metade dos enfermeiros que deveríamos ter.
Obviamente, esta desconformidade prejudica a qualidade do SNS e fomenta o desemprego entre os enfermeiros. Ao pagar aos enfermeiros mais do dobro do valor de mercado, o ministro da saúde contribui para agravar esta situação e deixa no desemprego milhares de profissionais qualificados.







29 agosto 2012

o problema VII


o rei das mulas

Nude fans make Prince Harry king of Facebook

a pátria dos Monty Python

Army anger as troops strip naked in support of Prince Harry

tit for tat *

A nova geração de emigrantes que deixa Portugal não vai para fora para enviar dinheiro cá para dentro, mas à procura de melhor qualidade de vida e emprego na área.

Comentário: O País marimba-se para os jovens e os jovens marimbam-se para o País.

* A expressão ‹‹Tit for tat››, embora com um sentido mais abrangente, poderia traduzir-se, neste caso, por ‹‹Amor com amor se paga››.



concorrência desleal II



concorrência desleal I (Post meu de 26/9/2011)
Desta forma, para conseguirem desfazer-se dessas casas, as instituições financeiras estão a oferecer condições muito mais vantajosas a quem as adquira. "Os bancos querem retirar esses imóveis do seu balanço e por isso tentam escoá-los no mercado oferecendo vantagens como a possibilidade do financiamento ir até 100% do valor. Também não cobram a avaliação, as despesas de dossier e o cliente beneficia ainda de um ‘spread' que é metade do praticado nos restantes créditos", esclarece Miguel Poisson. Segundo Luís Lima, a redução do ‘spread' é de tal ordem que muitas vezes chega a 1,5%.

PS: Será legal a banca concorrer desta forma com as construtoras e imobiliárias? O DE não teria obrigação de analisar esta vertente do problema?

Concorrência desleal II (Notícia de hoje, no JN)

Banca está a fazer concorrência desleal na venda de casas

família ou partido?

Duas mulheres e um homem que viviam juntos na mesma casa há três anos formalizaram a sua união civil num cartório do estado de São Paulo, no Brasil. A notária defendeu o direito a reconhecer as três pessoas como uma família.

Comentário: A minha dúvida é se esta união não constituirá uma IPSS ou até um partido político.

28 agosto 2012

o privado é que paga...

Estatuto do dador de sangue:
(O dador tem direito a) Ausentar-se das suas atividades profissionais, a fim de dar sangue, pelo tempo considerado necessário para o efeito, sem quaisquer perdas de direitos ou regalias do trabalhador dador*.

* Trabalhador dador?

o problema VI

A minha proposta é reduzir o Estado Social a serviços básicos. Na saúde, por exemplo, é possível cortar 20% na despesa, sem comprometer a qualidade dos resultados obtidos. Mas é necessária vontade política para mudar de paradigma. Sem mudanças radicais, não é possível reduzir mais.
Na educação é necessário um corte de idênticas proporções. Eu aceitaria eliminar o ensino superior gratuito, ou talvez limitá-lo a áreas carenciadas — com saídas profissionais garantidas.
Na segurança social também são necessários cortes da mesma magnitude.
Eu tenho a certeza de que estes cortes vão ter de ser efectuados. Só não sei se resultarão de uma estratégia pensada para nos tirar deste atoleiro económico ou se vão ser efectuados em cima do joelho, à última da hora e com a "faca ao peito".

o problema V






















Dados da Pordata

o problema IV



é a economia estúpido

"A pobreza está a regressar à Europa", disse o responsável da unidade de negócios europeia da Unilever, Jan Zijderveld, acrescentando que "se um espanhol não gasta, em média, mais do que 17 euros nas compras, não lhe vou vender uma lixívia que custa metade disto".
Zijderveld afirmou que a Unilever se vai inspirar nas estratégias usadas nos países asiáticos em desenvolvimento, vendendo produtos mais baratos em embalagens mais pequenas.
"Na Indonésia vendemos amostras individuais de champô a 2 ou 3 cêntimos cada e continuamos a ganhar dinheiro", exemplificou o responsável europeu do grupo que detém marcas como a Dove (sabonetes), Magnum (gelados), Knorr (sopas) ou Cif (limpeza).
O "Financial Times Deutschland" adianta que a Unilever começou a vender em Espanha pequenas embalagens de lixívia que dão apenas para fazer cinco máquinas.
Jornal de Negócios

Comentário: + socialismo = + miséria

27 agosto 2012

26 agosto 2012

o problema II


Como conciliar as expectativas que a maior parte da população tem do Estado Social, com a necessidade de crescimento económico que, em última instância, é essencial para garantir os alicerces desse mesmo Estado Social?
A única saída possível, na minha opinião, é reduzir as prestações sociais a uma espécie de serviço básico “low-cost” e, em simultâneo, libertar a iniciativa privada dos seus actuais constrangimentos.
Vamos à primeira vertente, a do Estado Social. Seria necessário pôr um ponto final na política suicida do “dar tudo a todos” e optar pela selectividade. Na saúde, por exemplo, é possível garantir um pacote básico de cobertura universal por um custo muito inferior ao actual. Na educação, seria possível continuar a financiar o ensino universitário nas áreas carenciadas –engenharias, medicina, informática, mas não faz qualquer sentido continuar a financiar cursos de psicologia e de arquitectura que são uma via verde para o desemprego.
A segunda vertente seria a de libertar a capacidade do País gerar riqueza. Passaria por diminuir drasticamente o IRC e eliminar os impostos sobre dividendos. Liberalizar o mercado de trabalho e “despenalizar” o empreendedorismo. O Estado deveria limitar-se à actividade reguladora, assegurando a livre iniciativa e a sã concorrência.
Esta visão procura reestabelecer um equilíbrio entre dois polos essenciais, a necessidade de solidariedade social e a necessidade de crescimento económico. Ou reequilibramos esta equação ou nos rendemos ao empobrecimento. Não vejo qualquer outra saída.

o problema I

Necessitamos de crescimento económico, como de pão para a boca, mas não o teremos sem mudanças estruturais profundas.
O Estado tem de encolher, tem de gastar menos e tem de ser menos intrusivo. O esforço fiscal tem de diminuir. O mercado laboral tem de ser muito mais liberalizado. Por fim, o esforço individual e o sucesso têm de ser recompensados.
Podem apelidar esta agenda de liberal, neoliberal, ultraliberal ou até “fássista”, a verdade, porém, é que são necessárias unhas para tocar guitarra e os princípios que enunciei são as unhas que tangem o crescimento económico que alvejamos.
Como implementar este tipo de mudanças estruturais é que constitui um desafio político de monta. Porquê? Porque a maior parte da população ainda é uma beneficiária líquida do Estado Social omnipresente e omnipotente que temos e, portanto, não apoia mudanças que se traduzam em perda de rendas. Não adianta explicar que essas rendas foram e são mantidas a crédito e que Portugal já ultrapassou a sua capacidade de endividamento. Ninguém aceita perder. Para a populaça: ‹‹os ricos que paguem a crise››, apesar de não haver ricos com recursos para pagar seja o que for.
A saída encontrada parece ser a do empobrecimento lento, a da perda progressiva de regalias, até batermos no fundo. Até termos voltado a viver com os meios que temos. Quando já ninguém tiver nada a perder, então virão as verdadeiras reformas. Nessa altura, a oposição à mudança estará exangue, derrotada e sem força moral. Eu penso que esta via tem “incertezas e perigos” assinaláveis. Desde logo porque pode levar a uma implosão social  de desfecho imprevisível e incontrolável.
No próximo post vou tentar expor uma saída alternativa. Uma saída que represente um compromisso entre as expectativas políticas da maior parte da população e a necessidade de crescimento económico que permita, em certa medida, fazer face, pelo menos, a algumas dessas expectativas.

Julian Assange en el balcón

En las actuales circunstancias no hay razón alguna para considerar a Julian Assange un cruzado de la libertad de expresión, sino más bien un vivillo oportunista que, gracias a su buen olfato, sentido de la oportunidad y habilidades informáticas, montó una operación escandalosa que le dio fama internacional y la falsa sensación de que era todopoderoso, invulnerable y podía permitirse todos los excesos. Se equivocó y ahora es víctima de estos últimos. En verdad, su peripecia parece haber entrado en un callejón sin salida, y no es imposible que, una vez que pase la ventolera que hizo de él una persona famosa, se le recuerde sobre todo por la involuntaria ayuda que ha prestado, creyendo actuar a favor de la libertad, a sus enemigos más acérrimos.
Mario Vargas Llosa, no El País

Neil Armstrong

1930 - 2012

25 agosto 2012

Dinesh D'Souza Obama 2016 YouTube

Vida Além da Crise

Artigo de Rui Ramos, no Expresso:

Hoje, não é possível a felicidade na pobreza. Em parte, porque trocámos o ideal da salvação da alma pela perspectiva de uma vida longa e sem dor, e esta depende de meios que só a riqueza e a ciência proporcionam. Talvez tenha havido um tempo em que terá sido possível ser feliz com muito pouco, no meio dos prados. Hoje, não.
...
Não é, portanto, pela limitação do que precisamos, nem pela abdicação do que queremos, que podemos ultrapassar esta crise. É encontrando maneiras de satisfazer as nossas necessidades e as nossas aspirações de um modo efetivo e sustentado, sem ilusões nem desequilíbrios. Como? Eis a questão.

arquitectura religiosa do Sec. XX

Chapelle Notre-Dame-du-Haut de Ronchamp

A magia de Le Corbusier — 1954











o arquitecto da terceira república


Tem sido uma angústia esta pausa?
Bem, por um lado, não há muito trabalho. É geral.
... as autarquias também não têm possibilidade de investir.



Já viu alguma obra sua destruída?
Ui! Quase posso dizer que não vejo outra coisa que obras minhas destruídas. Degradadas, abandonadas…

Entrevista do Ionline

Será que as "obras do regime" têm tendência a expirar quando o regime chega ao fim?

24 agosto 2012

não há direita em Portugal

O BE CDS-PP criticou a "ligeireza" com que foi abordado o futuro dos trabalhadores da empresa, que pode passar pelo despedimento.
"Os trabalhadores da RTP são um activo, não são um passivo, são na sua maioria quadros qualificados, pessoas com mais-valia para o ramo, e não se pode simplesmente chegar a uma entrevista e dizer que passam como um passivo para um qualquer concessionário", afirmou à Lusa um deputado do BE CDS-PP.

despicable

Um grupo de foliões, em Las Vegas, convida umas miúdas para uma partida de "strip billiards" numa suite privada. As tipas alinham e até fotografam o evento que acaba por ser divulgado na comunicação social.
A imprensa de referência esmiuça o assunto e concluí que as fotos foram vendidas aos tablóides por uma rapariga "despicable" - desprezível.
— Em verdade vos digo, ‹‹diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és››.

23 agosto 2012

um fiasco monumental

Há um desvio de 6 a 7% nas receitas do Estado, entre o previsto no OE (aumento de 2,6%) e o registado (queda de 3,5%, que sem a amnistia fiscal atingiria 4,6%).
Vítor Gaspar vai tirar as devidas consequências deste fiasco — à Europeia, ou vai fazer de conta que não é nada com ele — à Portuguesa?
Vamos ver.

para a populaça devemos usar parábolas

Uma família tinha um pai estoura-vergas que gastava muito do que ganhava com mulheres, jogo e álcool. Foi acumulando dívidas, até que os credores deixaram de lhe fiar.
Reuniu-se então com a mulher e com os filhos e foi muito claro: ‹‹Temos de mudar de vida››, disse. ‹‹Vamos apertar o cinto porque estamos a necessitar de austeridade para equilibrar as contas. Acabaram-se as férias, os putos vão para escolas públicas e a roupinha passa dos mais velhos para os mais novos››.
Não havia outra solução e todos aceitaram os sacrifícios. Porém, as dívidas continuaram a aumentar e o futuro a tornar-se cada vez mais incerto. Porquê? Enquanto o pai pedia sacrifícios a todos, continuava ele na má vida...
....
— Em verdade vos digo, o Estado pródigo não tem moralidade para pedir mais sacrifícios a ninguém. As entidades que estão sentadas à mesa do orçamento de Estado são as putas, os bancos são os casinos e as ideologias colectivistas são o álcool. O Estado pródigo não é pai, o Estado pródigo é tirano.

dívida cresce que se farta

  1. Economia portuguesa deve 430% do PIB e só famílias estão a corrigir.
  2. Particulares reduziram endividamento para níveis de Junho de 2008, mas a dívida do país cresceu 128 mil milhões desde a mesma altura.

22 agosto 2012

my chinese girlfriend


‹‹You look tired, sit down and relax. I’m gonna fix you a cup of tea››. Meu Deus, já passaram mais de 20 anos e ainda me recordo do olhar gentil com que a minha amiga Liu me recebia em sua casa, em Chicago. Após uma breve ausência, lá voltava ela, no seu roupão de seda, com uma chávena de chá bem quente. Sentava-se ao meu lado em silêncio, enquanto eu bebia o chá. Um chá branco que sabia a canja de galinha, uma delícia. O rosto da Liu não me transmitia estados de alma, nem emoções. Apenas "era", uma expressão da natureza mãe que nos acolhe e nos consola. Uma bênção, no final de um dia desgastante.
‹‹Are you hungry?›› Não precisava de responder. A Liu ia à cozinha e regressava com o nosso jantar. Vinho branco, “sashimi” e salada.
Era quando começávamos a comer que a Liu começava a falar. Contava-me como tinha passado o dia, falava do trabalho e ria-se daquelas contrariedades que sempre ocorrem. Penso que não levava a vida demasiado a sério e isso era um verdadeiro lenitivo.
Uma das coisas de que eu mais gostava na Liu era a imagem que ela fazia questão de cultivar, de inocente e até de ingénua. Uma imagem que só removia na intimidade, como quem retira uma máscara no final de uma peça. ‹‹Joaquim››, disse-me um dia, ‹‹today, in the office, a guy was telling a joke about a “blow-job” and I said: what is a “blow-job”? Everybody started laughing››. Rimo-nos os dois...
Uma mulher deve ser sempre reservada porque é isso que alimenta o mistério do eterno feminino. Será que as ocidentais se esqueceram deste ensinamento?

miopia

A epidemia dos preços baixos chegou a quase todos os sectores de actividade. Mas a generalização do conceito pode vir a tornar-se um entrave à inovação.

Caramba, que miopia. A maior parte dos serviços "low-cost" são fruto de inovações disruptivas. Não são um entrave à inovação, são inovação pura.

uma tragédia que nunca deveria ter ocorrido

Os mineiros apenas pediam justiça...
Rui Tavares
Eurodeputado independente pelo BE

21 agosto 2012

China rules

Yu Wenxia, Miss World 2012

NHS


A marca NHS é reconhecida em todo o mundo porque é um sistema de saúde universal, geral e gratuito, e porque é relativamente barato. Tem problemas graves de qualidade, racionamento e listas de espera excruciantes, mas no balanço final destaca-se por oferecer um modelo viável, que já leva 64 anos de existência. Não será o ideal, mas é uma alternativa possível.

O que a marca NHS não é reconhecida é por tudo aquilo que é essencial para o sucesso de um projecto privado: acesso imediato, serviços personalizados e cuidados excelentes.

A ideia do NHS desenvolver hospitais privados fora do R.U., para explorar o valor da “marca NHS”, só pode vir de alguém que dedicou toda a sua vida ao NHS e não tem qualquer noção do que é o sector privado e o mercado.

uma ideia diabólica

O NHS (o SNS britânico) planeia abrir hospitais privados no estrangeiro para arrecadar lucros que ajudem a financiar o sistema de saúde do RU.

Isto parece-me o mesmo que o Banco Alimentar Contra a Fome abrir mercearias no estrangeiro para, com os lucros, ajudar a financiar as suas actividades de ajuda aos pobres em Portugal.

Há qualquer coisa de diabólico nesta história que não bate certo.

a meio pau


A agência de notação financeira Moody's defendeu hoje que as reformas adotadas por Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha permitiram melhorar a sua situação económica, mas que a resolução completa dos seus problemas poderá demorar vários anos.
"A adopção de um certo número de reformas estruturais pelos países periféricos da zona euro - Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha - permitiu melhorias, mas não resolveu completamente os desequilíbrios externos que se desenvolveram nesses países antes da crise" na zona euro, refere a Moody's em comunicado.
A agência de notação financeira considera que, "na melhor das hipóteses", as reformas implementadas contribuíram para a resolução de apenas metade dos problemas, "consoante os países em questão", e que a crise que enfrentam "poderá levar vários anos" a ser resolvida.
No DE

Comentário: Esta análise coincide com a opinião de um grande número de portugueses. As reformas têm sido insuficientes e não permitirão o retorno ao crescimento económico.

20 agosto 2012

individualismo e colectivismo III

Uma pergunta frequente é se será correcto tratar o individualismo e o colectivismo como polos opostos da mesma dimensão. Não deveriam ser duas dimensões distintas? A resposta é que depende se estamos a comparar sociedades ou indivíduos. É o chamado "problema do nível de análise".
As sociedades são compostas por uma grande variedade de indivíduos, com uma grande variedade de valores pessoais. Os testes demonstram que uma pessoa pode ter índices altos de individualismo e de colectivismo em simultaneo, altos num e baixos no outro, ou baixos em ambos. Portanto, quando comparamos valores de indivíduos, o individualismo e o colectivismo devem ser tratados como duas dimensões distintas.
Hofstede

diz quem sabe

... que a competência não conta.

"O poder em Portugal tem muito pouco a ver com a categoria profissional da pessoa, mas sim com quem está por trás e se mantém ou não as pessoas". Mas garante que "enquanto o primeiro-ministro José Sócrates teve poder, eu tive poder na EDP".
António Almeida, ex-chairman da EDP

Se António Almeida foi "nomeado por compadrio com José Sócrates" e não pela sua categoria profissional - como o próprio alega que são feitas as nomeações em Portugal, é natural que com a mudança de governo lhe deixem de dar ouvidos. É a vida.

19 agosto 2012

individualismo/ colectivismo II

Hipótese: o Estado Social funciona melhor em países individualistas porque a tendência para depender do colectivo é menor. Nos países colectivistas, o Estado Social funciona pior porque amplifica esta tendência. Ainda, o Estado Social é mais necessário nos países individualistas do que nos países colectivistas.

individualismo/ colectivismo

Dimensões de Hofstede:

Individualismo - ligações frágeis entre indivíduos. Cada um olha por si próprio e pela família mais próxima.
Colectivismo - indivíduos integrados em grupos coesos que oferecem protecção em troca de lealdade inquestionável.

Há uma forte correlação (directa) entre a riqueza nacional e o grau de individualismo (Hofstede).

é perigoso racionalizar

No mosteiro de São Domingos existe uma capela, chamada de Jesus, e nela há um Crucifixo, em que foi então visto um sinal, a que deram foros de milagre, embora os que se encontravam na igreja julgassem o contrário. Destes, um Cristão-novo julgou ver, somente, uma candeia acesa ao lado da imagem de Jesus. Ouvindo isto, alguns homens de baixa condição arrastaram-no pelos cabelos, para fora da igreja, e mataram-no e queimaram logo o corpo no Rossio.
Damião de Góis, descrevendo acontecimentos ocorridos em Lisboa a 19 de Abril de 1506

É muito perigoso usar a razão e a lógica com a populaça. No fundo, quando recorremos a argumentos lógicos acabamos por exercer uma forma de autoridade que minimiza a opinião de terceiros, gerando conflitos e agressividade.
As pessoas mais inteligentes não discutem com o povo, quando muito usam parábolas.

Chios, Grécia


18 agosto 2012

+ 7% de IRS?

Taxa máxima de IRS - 46,5%
+ 7% = 53,5%
O Estado torna-se "sócio maioritário" dos portugueses, se esta medida for implementada.

17 agosto 2012

pussy riot




Quando o reviralho começar em Portugal, as mulheres também vão estar na linha da frente.

16 agosto 2012

o que se passa com os portugueses

«Lo que nos pasó y nos pasa a los españoles es que no sabemos lo que nos pasa». Ortega y Gasset, citado hoje por Martí Prieto, no La Razón.

Julgo que esta afirmação se aplica também aos portugueses: "O que se passou e passa com os portugueses é que não sabemos o que se passa connosco, e isso é o que se passa connosco".

venham os Bentos

Não há nada que impeça a circulação de uma segunda moeda. Vejam aqui o exemplo de Bristol.
Podia ser o primeiro passo de um longo caminho.

14 agosto 2012

agitprop

Si lo hemos entendido bien, y no era fácil porque somos un poco bobos, la economía financiera es a la economía real lo que el señor feudal al siervo, lo que el amo al esclavo, lo que la metrópoli a la colonia, lo que el capitalista manchesteriano al obrero sobreexplotado. La economía financiera es el enemigo de clase de la economía real, con la que juega como un cerdo occidental con el cuerpo de un niño en un burdel asiático. Ese cerdo hijo de puta puede hacer, por ejemplo, que tu producción de trigo se aprecie o se deprecie dos años antes de que la hayas sembrado.
...
Cuando el terrorista financiero compra o vende, convierte en irreal el trabajo genuino de miles o millones de personas que antes de ir al tajo han dejado en una guardería estatal, donde todavía las haya, a sus hijos, productos de consumo también, los hijos, de ese ejército de cabrones protegidos por los gobiernos de medio mundo, pero sobreprotegidos desde luego por esa cosa que venimos llamando Europa o Unión Europea o, en términos más simples, Alemania, a cuyas arcas se desvían hoy, ahora, en el momento mismo en el que usted lee estas líneas, miles de millones de euros que estaban en las nuestras.
El País

sobrou para os ciganos

“We’re dismayed,” Yann Lafolie, president of L’Atelier Solidaire, a Roma support organization, told Le Monde, adding: “There are many children who will be sleeping on the street tonight. Sarkozy never expelled us. In the end, it was the Socialists who did.”
The police action on Thursday against people known in French as “gens du voyage” follows similar raids in recent days on camps around Paris and Lyon. A charter plane flew 240 Roma, including children, back to Bucharest, Romania, from Lyon on Thursday, Reuters reported.
Following criticism in Paris on Wednesday, Interior Minister Manuel Valls insisted that the raids were carried out only after rigorous investigations, saying in a statement that the decision on evictions was often based on sanitary concerns. The presence of the ramshackle camps in working-class neighborhoods, he added, is a well-known source of tension between local residents and travelers.
NYT

Comentário: Penso que esta acção dos "socialistas" se destina a reconquistar o proletariado que tinha aderido à Frente Nacional, enfim.

o tecido industrial está em perigo e reconstituí-lo vai levar tempo

As insolvências de empresas vão aumentar 50% em Portugal este ano, segundo um estudo da Euler Hermes.

13 agosto 2012

o homem já anda a ver mal

Eu tinha ficado com a brasileirinha (foto de cima), ou com as duas.










82 - 40

Da idade das netas.

12 agosto 2012

a invenção do humano

políticos assaltam supermercados em Espanha

“En este momento de crisis, cuando están expropiando al pueblo, queremos expropiar a los expropiadores, esto es, terratenientes, bancos y grandes superficies, que están ganando dinero en plena crisis económica”. Con este argumento justificó este martes el diputado de IU, alcalde de Marinaleda, miembro del CUT y del Sindicato Andaluz de Trabajadores, Juan Manuel Sánchez Gordillo, el asalto por parte de miembros del SAT a dos supermercados en Écija (Sevilla) y Arcos de la Frontera (Cádiz).
El País

11 agosto 2012

quem tem medo da genética?

This year’s record-breaking group of sprinters has undoubtedly been aided by superior DNA, writes Jon Entine—and it shouldn’t be taboo to say so.

onde é que tinham a cabeça?

Concessão da A17 está em risco de ser a primeira auto-estrada a falir em Portugal

winning ticket

é necessário reduzir os salários reais (com correção)

O Banco Central Europeu (BCE) recomenda aos países da zona euro sob assistência financeira, e com altos níveis de desemprego, que avancem com mais reformas estruturais para restaurarem a competitividade. Entre elas, sugere que se baixem os salários, nomeadamente o salário mínimo, que em Portugal se situa em 485 euros.

Em Portugal o trabalho é remunerado em numerário e em espécie. Um trabalhador com salário mínimo, para além do que recebe em dinheiro (salário nominal) é também remunerado com todas as benesses do estado social, cerca de mais 350,00 €/ mês (salário real).
O salário mínimo em Portugal é, portanto - 835,00 €.
O BCE sugere que se diminua a componente que é paga em dinheiro. Eu sugiro que se diminua a parte que é paga em espécie. Com o dinheiro no bolso, o trabalhador pode adquirir no mercado todos os serviços que o Estado lhe presta e ainda sobra para a cachaça.
Enfim, são opções.

Saúde: 1.500,00 € / capita / ano
Educação: Custo por aluno do ensino secundário 6.000,00 € / ano

Uma família de 4 pessoas, casal com 2 filhos no secundário, recebe em espécie cerca de 18.000,00 /ano.

10 agosto 2012

mais uma prova do aquecimento global

Banhistas queixam-se das baixas temperaturas do mar (Algarve). A diferença é na ordem dos 2 a 3 graus.

é necessário reduzir os salários reais

O Banco Central Europeu (BCE) recomenda aos países da zona euro sob assistência financeira, e com altos níveis de desemprego, que avancem com mais reformas estruturais para restaurarem a competitividade. Entre elas, sugere que se baixem os salários, nomeadamente o salário mínimo, que em Portugal se situa em 485 euros.

Em Portugal o trabalho é remunerado em numerário e em espécie. Um trabalhador com salário mínimo, para além do que recebe em dinheiro (salário nominal) é também remunerado com todas as benesses do estado social, cerca de mais 1.500,00  350,00 €/ mês (salário real).
O salário mínimo em Portugal é, portanto - 2.000,00 835,00 €.
O BCE sugere que se diminua a componente que é paga em dinheiro. Eu sugiro que se diminua a parte que é paga em espécie. Com o dinheiro no bolso, o trabalhador pode adquirir no mercado todos os serviços que o Estado lhe presta e ainda sobra para a cachaça.
Enfim, são opções.

PS: O erro resultou de não aplicar a percentagem do PIB destinada ao Estado Social (OCDE).

Salazar vomitando a pátria

Quadro de Paula Rêgo de 1960, considerado um exemplar de Arte Bruta.

Para a Zazie:
Biografias de Paula Rêgo, com referências específicas à inspiração e culto da dita cuja AB.
Gulbenkian
Instituto Camões
;-)

Arte Bruta


A “Arte Bruta” é uma forma de expressão artística desenquadrada de quaisquer influências (Dubuffet 1945).
Penso que é difícil, senão impossível, criar do nada. O artista é sempre influenciado pela sua experiência de vida e pelo seu tempo, por assim dizer. Talvez por isso é que Dubuffet foi à procura da Arte Bruta nos asilos psiquiátricos e elegeu como autor simbólico desta corrente o Sr. Adolf Wölfli, um doente mental que passou a vida num manicómio.
Eu não atribuo qualquer valor à arte bruta, embora compreenda que possa servir de inspiração para trabalhos mais elaborados, um pouco como os “cadáveres esquisitos” dos surrealistas – ver foto.
Entre nós, a principal representante da Arte Bruta é a Paula Rêgo. Espero que ela inspire muitas gerações de artistas, que contemplem os seus quadros como quem olha para um diamante em bruto e que depois o saibam cortar e polir para nos maravilharem com o produto final.

hipérbole

(António Capucho) ... considera que extinguir a entidade que gere a Casa das Histórias, em Cascais, é “uma selvajaria tão grave como os talibã a deitarem abaixo com tiros de morteiro as estátuas do buda”, referindo-se às estátuas dos budas de Bamiyan, destruídas em 2001 pelo regime dos talibã, no Afeganistão.

Comentário: Que diabo, extinguir a "entidade que gere" não é o mesmo que extinguir a Paula Rêgo ou a sua obra.

Mundo dos Proles - 1984

























Onde está o António Capucho?

o planeamento central a funcionar

Cerca de 1,7 milhões de portugueses vivem a mais de uma hora de viagem por estrada de estabelecimentos de saúde com equipamentos de radioterapia. Se ficarem doentes com cancro e necessitarem deste tipo de cuidados, vão perder muito tempo nas deslocações durante os tratamentos que habitualmente se prolongam por várias semanas.
No Público

Comentário: Resolvido este problema, podemos aguardar que dentro de uns anos o título da notícia seja:
"Governo encerra unidades de radioterapia com menos de 500 doentes por ano, para garantir a qualidade dos tratamentos". Ou ainda: "Doentes com cancro terão de ir a Espanha, depois do encerramento de algumas unidades de radioterapia".

e já esgotou em Portugal

08 agosto 2012

C.

A C. vende bolos nesta praia há mais de quarenta anos. Ela já vendeu bolos às crianças que são agora avós dos seus clientes mais novos. Nunca houve problemas. Por isso, ela anda indignada. Com a ASAE. Que não lhe deixa vender bolas com creme, pastéis de nata, tartes, até batatas fritas, "porque eles dizem que rançam".
Ontem, a C. parou o carro três minutos no meio do areal para desabafar comigo. Quem faz cumprir a lei é a capitania, e o comandante não lhe dá descanso. Manda a polícia marítima atrás dela. Os polícias até lhe abrem as bolas de berlim para ver se têm creme lá dentro.
Há dias, no centro de saúde, conheceu a senhora que vende bolos na praia da N., uma praia vizinha e rival situada 15 quilómetros mais ao norte. É ela, a filha e duas cunhadas. Que não, disse a senhora, que lá na N. vendiam de tudo na praia, bolas com creme, pastéis de nata, tartes e até batatas fritas.
Ora, sendo o comandante da capitania o mesmo nas duas praias, a C. não podia compreender tal injustiça.
"A senhora até me disse - continuou a C., a voz rasa de indignação -, ele que vá lá para a N. proibir a gente de  vender bolas com creme, e a gente matamose-o".
E, depois de uma breve pausa, como que se dando conta de que tinha cometido algum erro, corrigiu:
"Não, a senhora não disse matamose-o. Disse comemose-o".   

No. 1 on the New York Times e-book fiction best-seller list

Novela erótica para a populaça.

+ carga

Os custos com a supervisão e acompanhamento das concessões vão passar a ser pagos pelos consumidores.

07 agosto 2012

T0 em Vila Praia de Âncora

Construção em pedra, áreas verdes, próximo da praia.

Praia da Arda

Arthur Laffer: The Real 'Stimulus' Record






































It worked miserably, as indicated by the table nearby, which shows increases in government spending from 2007 to 2009 and subsequent changes in GDP growth rates. Of the 34 Organization for Economic Cooperation and Development nations, those with the largest spending spurts from 2007 to 2009 saw the least growth in GDP rates before and after the stimulus.
The four nations—Estonia, Ireland, the Slovak Republic and Finland—with the biggest stimulus programs had the steepest declines in growth. The United States was no different, with greater spending (up 7.3%) followed by far lower growth rates (down 8.4%).
WSJ

Comentário: "Não se deve chicotear um cavalo cansado".

curiosity

06 agosto 2012

05 agosto 2012

greves contra a democracia

É possível organizar greves contra legislação aprovada pela Assembleia da República? Pelos vistos é. São greves contra a democracia:

Mais de 20 pré-avisos de greve foram entregues por empresas contra o código de trabalho, diz CGTP

offshore solutions



Blueseed: The Googleplex of the sea

amanhã aterramos em Marte

A probe the size of a small car will hurtle through the Martian atmosphere at 13,000mph early on Monday morning using engineering which, if successful, could lay the path for the first manned Mars landing.
Using a giant £1.67 billion heat shield, the world’s biggest supersonic parachute and eight rocket thrusters, scientists hope Curiosity, a super robot kitted out with 17 cameras and dozens of sampling instruments, will be the test of technological prowess needed to prove an astronaut could eventually descend on the Red Planet in the future.
“If we had the motive, if it was important enough I would say within 10 years we could be there,” Adam Steltzner, the lead mechanical engineer for the entry, told The Daily Telegraph.

04 agosto 2012

a Igreja não é um lobby

Leitores do Económico votaram na Igreja como o lobby mais poderoso em Portugal. Banca e Advogados fecham pódio.

Um lobby é um grupo organizado para a defesa de interesses particulares. A Igreja Católica não é um lobby porque não se constituiu para esse efeito. A Igreja Católica oferece uma visão global do mundo que se destina a todos, e não a um grupo qualquer de pessoas, pelo que chamar-lhe lobby é patético.
Do mesmo modo, também os partidos políticos não podem ser considerados lobbies. Nem sequer os famosos "think tanks".
Em Portugal, o lobby mais activo tem sido o dos proprietários das farmácias, através da ANF. Cá está, "um grupo organizado para a defesa de interesses particulares".
Não sei porque é que o DE procurou insultar a Igreja Católica, chamando-lhe lobby. A única razão que me ocorre é que será por pressão de alguns lobbies. Ou isso ou miopia intelectual.

03 agosto 2012

do arco da velha

Escolas de Valência preparam-se para cobrar 1,45 € / dia aos alunos que levem lancheira de casa para comer na escola.
Isto vai acabar mal...

parolos

É positivo que qualquer pessoa possa frequentar qualquer cadeira de qualquer curso universitário, em regime livre. Com o 12º ano ou sem o 12º ano, novo ou velho, a trabalhar ou desempregado.
Criticar esta abertura das universidades é cá uma parolice, cuidado.
Se eventualmente, um aluno em regime livre completar todas as cadeiras de uma licenciatura, a universidade deve ter autonomia para definir as condições em que lhe atribui o respectivo grau académico.

Ler esta notícia do ionline

02 agosto 2012

Garota de Ipanema apresenta a filha à sociedade

Dentre os trabalhos fotográficos de Helô, ao longo de sua carreira, destaca-se aquele ensaio fotográfico que, em abril de 2003, aos 58 anos de idade, fez ao lado da filha e que foi publicado pela revista Playboy. O trabalho se consagrou na revista, pois, pela primeira vez, mãe e filha se fotografaram juntas num ensaio de capa. Helô entrou para as estatísticas mundiais da revista, como a mais velha das modelos reportadas.

Wikipedia

se ela soubesse - garota de Ipanema

Helô Pinheiro tinha 17 anos quando inspirou a Garota de Ipanema. Será que já tem netas?

garota de Ipanema

o fim da classe média

The eradication of the middle class would be disastrous. No country of peasants has ever succeeded in the contemporary history of mankind.

O fim da classe média seria desastroso. Nenhum país de paisanos teve sucesso na história contemporânea.

a lógica da batata

Hoje, no Público, Francisco Assis confessa o seguinte:

1. "As democracias liberais dotadas de um forte Estado social, edificadas no Ocidente europeu no pós-guerra, representam o recuo da barbárie e o avanço da civilização humana".
2. O PS absteve-se na votação do novo Código do Trabalho (um atentado ao avanço da civilização humana), "absolutamente condicionado por um autêntico estado de necessidade".

Conclusão minha: Há circunstâncias em que os socialistas apoiam, através da abstenção, o regresso à barbárie.

ouro olímpico paga impostos nos EUA

Athletes who win a gold medal also earn a $25,000 honorarium — and with it an $8,986 tax bill to the IRS, according to Americans for Tax Reform, which crunched the numbers. That covers both the honorarium and the tax on the value of the gold in the medal itself.
The silver medal tax comes to $5,385, and the bronze medal tax is $3,502 — including $2 for the value of the bronze medal itself, and the $10,000 honorarium.
That could leave amateur athletes — in many cases still teenagers — facing stiff tax bills when they return to the U.S.

Comentário: Os EUA tornaram-se numa sociedade disfuncional.

"ladrão que rouba a ladrão"...

Há membros do governo que circulam em automóveis apreendidos em processos-crime ou de contra-ordenação. O responsável pela Direcção de Veículos do Estado, Fernando Sousa, disse ao i que “a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública tem registo de um reduzido número de veículos apreendidos em utilização por parte de membros do governo”. Mas tem.


Trata-se de automóveis declarados perdidos a favor do Estado ou abandonados, muitas vezes ligados a crimes relacionados com droga ou outras máfias.

Comentário: Terceiro-mundismo.

Caritas

“Las Administraciones han gastado el dinero que no tenían, endeudando a las instituciones públicas y comprometiendo el futuro de las generaciones venideras (…) Los bancos, cajas de ahorros e instituciones financieras sustentaron sus escandalosos beneficios anuales sobre unos cimientos de una economía irreal, ficticia e insostenible. Los sueldos con los que fueron blindados los consejos de administración han sido inmorales, y siguen siéndolo (…) Y los ciudadanos han comprado lo que no necesitaban con un dinero que no tenían”, ha continuado el obispo. "Tenemos que reconocer que hasta en los niveles más populares se le había otorgado carta de ciudadanía al fraude fiscal y sisar a Hacienda parecía estar fuera del campo moral", ha añadido.


Como solución, Munilla propone ahorrar. “Las políticas de ahorro se nos imponen de forma imperiosa y pecan de hipocresía quienes se resisten a reconocer esta realidad", ha subrayado, por lo que ha insistido en que la situación requiere de "un sacrificio colectivo para su sanación" pero también ha subrayado que "un sacrificio colectivo no implica que tenga que hacerse de forma indiscriminada o indiferenciada entre quienes tienen más o menos recursos".


El prelado ha recordado que está aumentando notablemente el número de personas situadas bajo el umbral de la pobreza y que en Gipuzkoa, desde el inicio de la crisis, el número de personas atendidas anualmente por Cáritas ha pasado de 15.000 a 24.000, cifra que se prevé que aumente con los recortes y el paro.


Por ello, Munilla ha propuesto a todos los católicos y a "cuantas personas de buena voluntad" confían en la gestión de Cáritas que se "desprendan de una paga extraordinaria en favor de los más afectados por la crisis". "Algunos no podrán asumir un esfuerzo tan grande, pero tal vez podrían sumarse a la campaña de Cáritas para donar un día al mes del sueldo, o realizar un donativo puntual", ha agregado y ha avanzado que en septiembre precisará los detalles de esta iniciativa.


El País

01 agosto 2012

o lastro das despesas sociais IV



Onde é que devemos cortar mais? Na protecção social e nos custos da administração pública.
Ver este estudo.

o lastro das despesas sociais III

Se Portugal tivesse o mesmo encargo com despesas sociais do que o Chile, teríamos um superavit orçamental de 10% do PIB.

o lastro das despesas sociais II

o lastro das despesas sociais I